Ufersa lança edital de apoio a Projetos de Extensão e Cultura

Extensão 22 de maio de 2024. Visualizações: 379. Última modificação: 22/05/2024 14:38:08

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), lançou Edital para seleção de propostas de projetos de Extensão e Cultura com a participação de docentes e servidores técnicos ativos do quadro permanente da Universidade. O Edital tem como finalidade apoiar e incentivar o desenvolvimento de ações extensionistas para realização de Projetos de Extensão e Cultura, através do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) e custeio, coordenados por servidores no âmbito da Ufersa, a serem executados de forma presencial ou, excepcionalmente, de forma remota e que contribuam para a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no semiárido.

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão na Ufersa engloba propostas de projetos de Extensão e Cultura com contemplem temas relacionados a atuação na realidade social, de natureza acadêmica, com caráter educativo, social, artístico, cultural, científico ou tecnológico, e que cumpram os preceitos da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas de forma sistematizada.

Os servidores interessados em concorrer ao Edital devem apresentar as propostas no período de 27 de maio a 14 de junho de 2024. As atividades devem começar a partir de 8 de julho de 2024. As propostas deverão contemplar as temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e produção e, Trabalho.

As propostas devem ter caráter extensionista, envolvendo obrigatoriamente ações com a comunidade externa. Estão aptos a submeter propostas os docentes e técnico administrativos com nível superior pertencente ao quadro permanente da Ufersa, lotados em Departamento Acadêmico ou Unidade competente, desde que não se encontrem em condição de inadimplência com relatórios de outras ações de extensão sob sua coordenação. Cada proponente só poderá apresentar uma única proposta na condição de coordenador e outros profissionais poderão integrar a equipe na qualidade de membros externos.

RECURSOS FINANCEIROS – Será concedido apoio financeiro para a realização de projetos de Extensão e Cultura com recursos de custeio oriundos do orçamento da Proec, no valor total de R$ 202.500,00 (duzentos e dois mil e quinhentos reais), que serão distribuídos igualmente para 9 (nove) propostas de projetos de Extensão e Cultura.

Será destinado 3 (três) projetos para cada um dos 8 (oito) Centros da Ufersa, o proponente deverá ser um servidor docente vinculado a um Centro.

Objetivando fortalecer as ações extensionistas executadas pelos técnico-administrativos com formação de nível superior, será destinado 3 (três) projetos para ampla concorrência. As propostas de projetos poderão concorrer a financiamento de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais). As propostas serão executadas de acordo com a disponibilidade orçamentária da Proec/Ufersa. Confira Edital de Extensão e Cultura  na íntegra.