Celis Ufersa abre inscrições para Exame Online de Proficiência

Ensino, Estudante 20 de maio de 2024. Visualizações: 460. Última modificação: 20/05/2024 14:41:37

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Centro de Línguas do Semiárido (Celis), abriu inscrições para a quinta aplicação do Exame Online de Proficiência Leitora (Proleitura) no semestre 2024.1. Os exames serão realizados de maneira remota nas seguintes datas: 5° – aplicação: 31 de maio; 6° – aplicação: 26 de julho.

Clique aqui para se inscrever!
A taxa de inscrição no Proleitura  é de R$ 75,00 para alunos da Ufersa. Para as demais pessoas interessadas, a taxa de inscrição é de R$ 150,00.
O Proleitura oferece certificação de proficiência em leitura acadêmica em língua inglesa e espanhola desde 2019, certificando mais de 2000 alunos de pós-graduação.
Caso queira conhecer o PROLEITURA ou realizar um simulado do exame, acesse o edital vigente em nossa página.
O objetivo é certificar a proficiência leitora em inglês e espanhol de alunos de programas de pós-graduação. O exame é realizado de maneira remota e é elaborado por professores qualificados de línguas e gerenciado por nossa equipe através de plataformas digitais para garantir a eficácia do exame. As aplicações do Proleitura ocorrem mensalmente e são regidas por edital próprio com vigência semestral.

O Proleitura é composto por dois textos de divulgação científica na língua alvo do exame (inglês ou espanhol) e 16 questões, sendo 14 questões de múltipla escolha e duas questões dissertativas que requerem respostas curtas em relação a informações nos textos. Todo o exame é elaborado na língua portuguesa e as perguntas dissertativas podem ser respondidas em português ou na língua alvo do exame.