Cesta básica segue aumentando, porém preços do feijão e do arroz apresentam redução

Sem categoria 14 de maio de 2024. Visualizações: 205. Última modificação: 14/05/2024 10:04:03

Os itens que registraram as maiores reduções, como arroz e feijão/Foto: Cedida

O mês de abril segue a mesma tendência dos meses anteriores, mantendo o ciclo de aumentos do Índice Cesta Básica Essencial (ICBE), desenvolvido pelo Laboratório de Economia Aplicada (Lecon) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). As quatro cidades pesquisadas registraram um aumento nos preços das cestas entre março e abril de 2024. Essa tendência também se confirma ao observarmos as cestas pesquisadas em outras cidades e estados: das 11 cidades acompanhadas, 9 apresentaram elevações no custo da cesta básica essencial. No mês de abril o Lecon visitou 28 estabelecimentos nas cidades de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Entre os itens que sofreram os maiores aumentos de preço estão o tomate e a banana, seguindo a mesma tendência dos meses anteriores. No entanto, destacam-se também os itens que registraram as maiores reduções, como arroz e feijão. Estes últimos vinham apresentando uma tendência de elevação nos meses anteriores, mas tanto na pesquisa da Ufersa quanto no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), observa-se uma redução em seus valores médios neste mês.

Relatório completo pode ser acessado em:

www.engproducao.ufersa.edu.br/icbe