Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023, a UFERSA irá sediar a II Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa. A SEMJUS é fruto da articulação e mobilização de diversas universidades, instituições do Sistema de Justiça, órgãos municipais e estaduais, bem como entidades privadas, que compartilham da preocupação de construir modos de tratamento de conflitos que fortaleçam uma cultura de paz.
A programação contempla temas variados, tais como justiça comunitária, meios autocompositivos de administração de conflitos, socioeducação, execução criminal, conflitos no contexto escolar, facções criminosas, papel do Ministério Público na Justiça Restaurativa (JR), experiências judiciais com JR, comunicação não violenta, igualdade racial, violência contra a mulher e empoderamento feminino, formação de facilitadores em Justiça Restaurativa, entre outros.
Nas noites do evento, haverá mesas redondas, com palestras e momentos para perguntas e comentários dos participantes. Nas manhãs, haverá minicursos e oficinas. Durante o período da tarde, acontecerá a apresentação de resumos acadêmicos, nos grupos de trabalho.
Os ministrantes irão compartilhar suas experiências práticas, decorrentes da formação teórica associada ao exercício profissional em instituições e ambientes como Ministério Público, Judiciário, Advocacia, docência universitária, Empresas Juniores, Guarda Civil, Polícia Militar, Assistência Social e Socioeducação.
Sob um olhar interdisciplinar, serão compartilhados os desafios, as boas práticas e novas oportunidades de desenvolvimento de práticas restaurativas em contextos plurais. Esse movimento se conecta a esforços globais que têm disseminado a Justiça Restaurativa como paradigma democrático e dialógico de fazer Justiça.
Os interessados podem se inscrever pelo site da UFERSA, acessando o link https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/4999
Informações sobre a submissão de trabalhos e outros detalhes podem ser acessados no perfil do Instagram @semjurdh ( https://www.instagram.com/semjurdh/ ).
O link de inscrições direciona para o login na conta “gov.br”. Após realizar a inscrição geral no evento, os inscritos deverão escolher de quais “mini atividades” (mesas, oficinas, minicursos e GTs) desejam participar. Cada atividade gerará um certificado específico ao participante presente em cada momento do evento.