As solenidades para receber os novos servidores da Ufersa são sempre permeadas de muita emoção. Cada novo empossado, quase sempre, traz consigo uma história de superação traçada pelos caminhos da educação. Na tarde desta última quarta-feira, dia 04 de novembro, 10 professores e 2 técnicos-administrativos foram protagonistas de mais uma dessas cenas.
Para esta ocasião cabe a palavra “cena”, porque, como destacou o professor Augusto Carlos Pavão, pró-reitor de Graduação, todos eles ressaltam que o ingresso no serviço público rebobina um filme da vida real. “Filme é uma das palavras mais mencionadas por todos os empossados. E torço para que todos guardem esse filme, esse momento feliz”, conclama ele.
Agora, cada servidor irá escrever sua história profissional, o que significa também construir a história da Ufersa, em uma das unidades acadêmicas. O Câmpus da cidade de Caraúbas receberá o maior número, sendo três professores – dois deles com deficiência auditiva para lecionar no curso de Letras Libras – e uma servidora técnica-administrativa para o cargo de psicóloga.

Reitor, professor José de Arimatea de Matos, e pró-reitora de Gestão de Pessoas, Keliane Cavalcante, durante cerimônia de posse dos novos servidores |Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Já os campi de Pau dos Ferros, Angicos e Mossoró irão receber, em cada unidade, dois novos professores, e mais um técnico administrativo em Tecnologia da Informação para o Câmpus Sede. “A partir de hoje, a Ufersa é uma grande família de 1.165 servidores”, contabiliza a pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Keliane de Oliveira Cavalcante.
O reitor José de Arimatea de Matos, que presidiu a solenidade de recepção dos recém-empossados, discursou enfatizando a importância do trabalho de todos para a construção da Ufersa. “Somos uma Universidade jovem, mas já com 48 anos de história, que cresce com a soma do trabalho de todos”, disse ele, mencionando alguns dados da Avaliação Institucional que aponta para um bom desempenho da Universidade em todos os campi e cursos.
EMOÇÃO –

Trícia Caroline assina termo de posse. Ela é a primeira professora aprovada especificamente para o curso de Arquitetura em Pau dos Ferros |Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Após assinatura dos Termos de Posse, o protocolo do cerimonial foi quebrado para ouvir o testemunho dos familiares e dos novos servidores. A irmã da professora Trícia Caroline da Silva, emocionada, relatou em nome da família a felicidade ao vê-la em mais uma conquista. Trícia é a primeira professora aprovada especificamente para o curso de Arquitetura e Urbanismo, que irá funcionar no Câmpus Pau dos Ferros.

Isaack Saymon é efetivado para o curso de Letras Libras em Caraúbas|Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
A mãe do professor Isaack Saymon, dona Vera Lúcia, esforçou-se para conter as lágrimas. “Eu sei o quanto foi grande a batalha de todos vocês. Imaginem a do meu filho, que é surdo, para concluir a graduação em Letras e Serviço Social. Estou feliz hoje porque acompanhei diretamente todo o esforço, tendo, inclusive, que voltar a estudar para poder ajudá-lo nessa tarefa”, relembra ela.
Entre os empossados, o novo professor de Angicos, Thiago Costa Carvalho, lembrou aos demais colegas que “o nosso Termo de Posse fala em ‘compromisso’. Entendo que o nosso, em Educação, é ainda maior, sobretudo porque eu acredito ser esse o caminho que temos para a construção de um futuro melhor”.

Thiago Carvalho assume cargo de professor para o Câmpus da Ufersa em Angicos|Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Entre as tantas histórias que irão construir a da Ufersa, a do professor Alisson Gadelha começou a ser escrita antes mesmo da posse, ainda enquanto aluno do curso de graduação. “Sempre pensei como um sonho estar aqui hoje assumindo a função de professor. E estou ainda mais feliz porque vejo vários outros sonhos serem realizados”.
Além dos familiares de Alisson, o professor Santos Demétrio Miranda, que já é titular na função, prestigiou a posse do ex-aluno e, agora, seu colega de trabalho. “Quando a gente recebe um aluno, é como se também estivéssemos recebendo um filho. A gente quer o melhor para eles. Eu entendo perfeitamente a trajetória de vocês até se tornarem um servidor, pois passei pela mesma situação e hoje vejo um aluno se tornar um colega de trabalho”, rememora o professor Santos.
“Existe um homem que trabalhava noite e dia. Todo dia ele abria a janela e não encontrava nada. Até que, certo dia, ele volta a abrir a janela e encontra todos vocês comemorando o mesmo que esse homem procurava”. A metáfora foi dita por Isaack Saymon, em Libras, para agradecer o esforço de sua mãe e se juntar a mesma emoção dos, a partir de hoje, 12 novos membros da família Ufersa.
Na galeria de imagens, conheça os novos empossados