Grupo Baobá de Teatro participa do maior festival de teatro de divulgação científica do país, o XVI Ciência em Cena, com a exposição teatralizada “A força na obra de Freire”.
Na sua décima sexta edição, o evento ocorreu em Ponta Grossa – PR, de 29 de outubro a 1º de novembro de 2023, sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e organizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
A partir da trajetória do educador Paulo Freire, o espetáculo conta a sua força em defesa da educação libertadora em detrimento da educação bancária, destacando o projeto “40 Horas de Angicos”, desenvolvido pelo educador, nos anos 1960, na cidade potiguar. A proposta era alfabetizar adultos em um prazo de quarenta horas, utilizando o contexto em que eles viviam como objeto de estudo.
Um professor, um brasileiro com sonhos e esperança. Por meio das palavras, ele percorre territórios tecendo uma pedagogia emancipadora, movido pelo desejo de liberdade. Para além da encenação sobre a experiência freireana em Angicos, o cenário é organizado com registros fotográficos dos ex-alunos de Paulo Freire que participaram do projeto, com a finalidade de divulgar o trabalho do educador.