Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Proae oferece dia de cuidados com saúde e bem-estar na Ufersa

Eventos, Saúde 27 de setembro de 2023. Visualizações: 551. Última modificação: 28/09/2023 08:45:10

Programação alusiva ao Setembro Amarelo contou com diversas atividades voltadas para o bem estar físico e mental/Foto: Monalisa Teixeira

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês que marca a conscientização e prevenção ao suicídio, importante problema de saúde pública, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Proae/Ufersa), realiza nesta quarta-feira, 27, uma programação voltada para o bem-estar social, nos turnos da manhã e tarde, no pátio do Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido (CRDH), localizado no Campus Leste de Mossoró.

Atendimentos de enfermagem e nutrição/Foto: Monalisa Teixeira

Pensado para trabalhar e desenvolver a qualidade de vida dos discentes, o Dia D de Saúde e Bem-Estar, trouxe a temática “Cuidar da Saúde de Setembro a Setembro”, sendo parte integrante da Campanha do Setembro Amarelo, que acontece desde 2016, e visa promover ações relacionadas aos cuidados tanto da saúde física, quanto mental, de maneira integrada. A ação mobilizou toda a equipe da PROAE, que idealizou a iniciativa e possibilitou a participação de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais, para alertar a comunidade ufersiana sobre os cuidados com a vida que devem ser diários e coletivos.

A ação de saúde proporcionou momentos de socialização e relaxamento. “Esse evento é muito importante e é preciso pensar na perspectiva de realizá-lo várias vezes na universidade, e hoje nós estamos realizando o Dia D, devido à Campanha Setembro Amarelo, trabalhando não somente a prevenção ao suicídio, mas focando na saúde de forma geral”, afirma Maiara Medeiros, psicóloga da PROAE.

A iniciativa da universidade reforça e amplia as formas de abordagem da temática, mostrando a consonância dos cuidados coletivos e diários que são necessários para a saúde dos estudantes, não sendo algo pontual ou uma data no calendário. A estudante de ecologia, Laura Cavalcante, participou e aprovou a iniciativa. “Eu acho de extrema importância tanto para a saúde mental e bem-estar de forma geral dos estudantes, principalmente, pela correria das aulas e do final de semestre, então, é muito bom para aliviar a ansiedade, o estresse”, considerou Laura.