Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Dia da Árvore é comemorado com uma viagem de Victor no interior das plantas

Estudante, Eventos, Extensão 21 de setembro de 2023. Visualizações: 471. Última modificação: 22/09/2023 08:16:54

Lançamento do livro aconteceu com muita animação para marcar o Dia da Árvore/Foto: Assecom

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de Setembro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido reuniu dezenas de estudantes do ensino fundamental para o lançamento do livro infantil ‘Victor e a Fantástica Aventura no Interior das Plantas’, de autoria do agrônomo e coordenador do Setor de Produção de Mudas da Universidade, Giorgio Mendes, com ilustração do estudante de biotecnologia Eric Mairon. O livro é mais uma obra editada pela EDUFERSA, a editora da instituição. Além da contação de história, a programação contou com a exibição de vídeos sobre o trabalho do Setor de Produção de Mudas, mostrando para as crianças a importância das árvores frutíferas, nativas e ornamentais.

O livro ‘Victor e a Fantástica Aventura no Interior das Plantas’ conta a história de um menino numa aventura dentro de uma planta. A narrativa começa com a preocupação do garoto em realizar uma atividade escolar. Ao dormir embaixo de uma árvore, Victor vivencia por meio de um sonho, todo o processo que ocorre no interior das plantas, com a água e sais minerais transportando os nutrientes para os vegetais, incentivando de forma lúdica, o aprendizado do conteúdo escolar.

Professora Ludimilla Oliveira prestigia a comemoração do Dia da Árvore/Foto: Assecom

Explicar para as crianças esse processo de uma maneira simples é o principal objetivo da publicação. “Elaboramos o livro com o intuito educacional para que as crianças aprendam de forma lúdica e tenham o conteúdo de maneira mais entendível”, explica o autor. Giorgio acrescentou que a inspiração para escrever o livro veio partir das experiências dele em atividades de extensão desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental. “Vendo a dificuldade no aprendizado de certos conteúdos curriculares que são colocados em sala de aula, pensamos numa melhor maneira para crianças pudessem assimilar os conteúdos abordados”, complementou.

Professora Goreth conta a história para as crianças/Foto: Assecom

A professora e contadora de histórias, Maria Goreth, foi convidada para apresentar o livro ao público infantil. De uma forma bem dinâmica, com música, poesia e muita animação, a pedagoga que atua na educação há 50 anos, encantou a turma ao descrever a viagem de Victor pelo interior das plantas. Goreth destaca a importância de introduzir as crianças ao mundo da leitura. “Eu digo muito para os meus alunos que a leitura nos tira da cegueira da ignorância, então, leia! Leiam livros, e se não tiver, leiam panfletos, placas, mas pratiquem a leitura”, enfatizou a professora.

Os estudantes do 5º ano da Escola Estadual Francisca Martins de Souza compartilham o que acharam do evento. “A gente aprendeu várias coisas com os vídeos”, afirma Gabriel. Já Rebeca destacou sua parte favorita da manhã, “a parte que eu mais gostei foi quando a professora contou a história”.

Acompanhando os alunos da escola, a professora Conceição Queiroz enxerga as atividades de educação ambiental desenvolvidas pelos projetos da UFERSA como uma experiência única. “Considero que esse evento é de valor significativo para que as crianças possam conhecer e reconhecer a importância de preservar o meio ambiente”, afirmou à educadora.

Uma turma de alunos da Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas opinou sobre o que presenciaram no Dia da Árvore. Enquanto Júlia, Pérola e Eloá escolheram como momento favorito as músicas durante a contação de história, Clara, Talia e Iane adoraram ver o processo de plantação de mudas nos vídeos.

O quarteto formado por Mateus, Enzo, Luna e Rebeca, todos se animaram ao contar sobre os livros que receberam. O livro Victor e a Fantástica Aventura no Interior das Plantas continua a jornada de aprendizagem de outra obra escrita por Giorgio Ribeiro, “Victor no Reino das Hortaliças”, lançada em 2021. Além de sua distribuição no evento, o livro pode ser adquirido através da editora da Universidade, a EDUFERSA. A manhã educativa foi finalizada com uma degustação de frutas.