
Os 11 novos professores licenciados na modalidade educação a distância são dos cursos de computação, matemática, física e química/Foto: Assecom
Mais 11 professores são licenciados pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido para atuarem no mercado de trabalho. A solenidade de Colação de Grau 2023.1 aconteceu na última sexta-feira, 1 de setembro, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede, em Mossoró. Os novos professores concluíram os cursos em quatro licenciaturas a distância (EAD): Computação, Física, Química e Matemática.

Reitora profere discurso aos formados/Foto: Assecom
O ato solene foi presidido pela reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, tendo como paraninfa das turmas a professora Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros. Na ocasião, a madrinha das turmas trouxe a provocação do que é ser professor, aconselhando aos novos licenciados a darem o melhor de si. “Quando tudo for muito complicado e o momento se mostrar um dos mais difíceis de suas vidas, deem o melhor”, enfatizou a professora Lourdes Fernandes, acrescentando “siga o seu coração, viva a paixão de ser educador”.
Ao falar em nome de todos os concluintes, a oradora das turmas, Heloísa Karla Roldão Galdino, do curso de computação, ressaltou a persistência para conseguir a tão sonhada graduação superior. “Hoje, agradecemos essa vitória, a oportunidade oferecida pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UFERSA)”, enfatizou a oradora.
A reitora iniciou o discurso aos formados enfatizando que “o fim das coisas é sempre melhor que o começo”, ressaltou ainda a importância da modalidade de ensino a distância. “Vocês estão iniciando uma nova jornada com aprendizagens para si e para os outros. O reconhecimento virá pelas ações, pois toda formação acadêmica muda às pessoas, para melhor”, discursou. Ainda segundo a professora Ludimilla, o EAD é uma oportunidade que leva a Universidade para dentro da casa das pessoas, sendo a maior inovação do ramo técnico-educacional.

Lorenna Myrelly colou grau em matemática/Foto: Assecom
Para quem conquistou a graduação superior, como é o caso da formada em Matemática, Lorenna Myrelly Lima Gonçalves da Silva, do polo EaD de Grossos. “Representa um ciclo de muita luta, aprendizagem e conhecimento. Resumo na palavra desafio, pois é uma modalidade muito desafiadora em todos os aspectos, tanto para os estudantes, quanto para os professores”. A nova professora vai buscar entrar no mercado de trabalho e continua na academia com uma pós-graduação.

David Franklin colou grau em computação/Foto: Assecom
Já David Franklin Pessoa Ferreira, do Polo de Grossos, considerou a disciplina como principal ponto para superar as dificuldade do ensino a distância. “É um estudo que não é tão fácil, o fato de ficar “em casa” estudando gera uma falsa facilidade, o que não é”, considerou. Ainda segundo David é preciso muita disciplina para estudar, cumprir os prazos e concluir o curso. O professor de computação recomenda o ensino EAD oferecido pelo NEAD/UFERSA. “É um curso bem estruturado, sendo uma ótima oportunidade para quem trabalha e não dispõe de tempo para cursar o ensino presencial”, afirmou.