Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Artigo de pesquisadores da Ufersa é destaque em periódico internacional de Física

Pesquisa 26 de outubro de 2015. Visualizações: 1440. Última modificação: 26/10/2015 15:38:26
Reprodução da página principal do Portal que hospeda a publicação.

Reprodução da página principal do Portal que hospeda a publicação.

Há mais de um mês um artigo na área de Física com pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é destaque no portal do periódico internacional Physical Review B, da American Physical Society. O periódico é uma das publicações científicas de maior visibilidade internacional na área de Física da Matéria Condensada, classificado pela CAPES como Qualis A.

Acesse a íntegra do artigo

O periódico possui em sua página um serviço de divulgação de um pequeno número de artigos selecionados, pelos Editores, que apresentam particular interesse, importância ou clareza. Os artigos citados na coluna “Trending on PRB”, são caracterizados por definirem as novas tendências da área.

Entre os autores, assinam o artigo os professores Gustavo Rebouças, do câmpus Angicos, e o professor Francisco César Medeiros, do Câmpus Caraúbas. O texto, no entanto, traz ainda a colaboração de um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O trabalho aponta um dos resultados do pós-doutoramento do professor Gustavo e do doutoramento em andamento do professor César, realizado na UFRN. “O fato de nosso artigo se manter como primeira citação da coluna ‘Trending on PRB’, desde o início deste mês, é de extrema relevância para nós e para as instituições envolvidas”, comemora professor Gustavo.

O artigo está intitulado “Impact of core-shell dipolar interaction on magnetic phases of spherical core-shell nanoparticles” (Phys. Rev. B 92, 064422 – 2015), e se trata do primeiro estudo detalhado das propriedades magnéticas de nanopartículas núcleo/camada. Essas nanopartículas são de grande interesse tecnológico para aplicações desde materiais para imãs permanentes e aplicações biomédicas.

Entre as aplicações biomédicas há especial destaque para a técnica de hipertérmia magnética, que consiste na eliminação de tumores sólidos por aquecimento de nanopartículas superparamagnéticas que são injetadas e guiadas por campos magnéticos para a região do tecido doente. As nanopartículas são aquecidas rapidamente, produzindo a destruição do tecido tumoral.

Outra aplicação é a fabricação de ímãs permanentes de alto desempenho. Eles são usados em componentes para a indústria automobilística; em guindastes para levantar e transportar volumes muito pesados; em dispositivos usados em computadores; em motores elétricos em geral e muitas outras aplicações.