Aulas de capoeira e outras 21 modalidades são oferecidas no complexo esportivo da Ufersa

Sem categoria 4 de agosto de 2023. Visualizações: 504. Última modificação: 04/08/2023 17:47:14

Atletismo, vôlei, basquete e futsal estão na lista de modalidades esportivas oferecidas pela Proae no campus de Mossoró. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom.

Estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa podem praticar atividades físicas gratuitamente na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). No campus de Mossoró, as atividades físicas são oferecidas no Ginásio Poliesportivo, na piscina e no campo de futebol. A lista completa de modalidades oferecidas, juntamente com os horários de cada aula, pode ser conferida na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

Uma das práticas disponíveis para a comunidade interna e externa é a capoeira. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, sempre das 17h30 às 18h30, na sala B do ginásio. O responsável pelas atividades é o mestre John Wayne, que trabalha voluntariamente na Ufersa desde 2008. “Quando eu cheguei aqui eu não sabia ler nem escrever, mas a convivência com os alunos e os professores me incentivou a completar um curso de Educação de Jovens e Adultos e a fazer muitos outros cursos”, conta Wayne. “Hoje eu sou credenciado junto ao Conselho Regional de Educação Física”.

Da esquerda para a direita: Fernando, mestre Wayne e Khauã. Foto: Assecom.

Um dos alunos mais antigos do mestre Wayne é Antonio Khauã Fernandes Leal, que começou a praticar capoeira em 2009 por iniciativa do pai, queria ajudá-lo a controlar melhor as emoções. “Eu tinha muitos problemas com raiva e meu pai achou uma boa ideia procurar uma arte marcial”, lembra ele, que hoje cursa Economia na Universidade do Estado do Rio Grande (Uern) e também pratica basquete e jiu jitsu. “A capoeira despertou meu interesse por outros esportes, mas tudo partiu daquelas primeiras aulas”, diz Khauã.

Fernando Sousa Rodrigues, que é aluno de Engenharia de Petróleo na Ufersa, conta que procurou as aulas de capoeira da universidade em 2022, logo depois da retomada das aulas presenciais. “A capoeira me ajudou muito, porque é uma atividade que ajuda a desenvolver a mobilidade”, diz ele. “Além disso, tem a questão da sociabilidade também, porque conhecemos muitas pessoas durante as aulas”.

Como participar

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Ufersa orienta os alunos e demais pessoas interessadas em participar das atividades esportivas oferecidas no campus de Mossoró procurem pessoalmente os monitores responsáveis no local e horário das aulas. Para algumas modalidades, como natação, é necessário aguardar a abertura de novas vagas. Já modalidades como yoga e treino funcional, entre outras, são exclusivas para a comunidade interna.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Diretora da Divisão de Atenção à Saúde e Esporte da Proae, pelo telefone (84) 3317.8242 ou pelo e-mail saudeesporte.proae@ufersa.edu.br