Flexibilização da jornada permite ampliação do atendimento ao público

Gestão 2 de agosto de 2023. Visualizações: 569. Última modificação: 02/08/2023 17:13:10

Servidor Alisson Alan Lima da Costa, lotado na Sutic, foi contemplado com flexibilização da jornada de trabalho. Foto: Katharinne Magalhães/Assecom

O setor de suporte e serviços da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufersa (Sutic), localizado no campus de Mossoró, passa a funcionar com horário ampliado de atendimento ao público a partir do dia 03 de agosto. Com a mudança, servidores e alunos podem contar com atendimento presencial das 7h30 às 19h30, de segunda à sexta.

“É uma mudança importante porque vamos conseguir atender os alunos que estudam à noite”, avalia o servidor Wendson Max Silvino. Já a servidora Haysla Bezerra destaca que será possível oferecer um número maior de atendimentos. “Nós somos mais procurados justamente nos horários de final de expediente, seja no intervalo do almoço ou no final da tarde”.

A flexibilização da jornada permite que o servidor tenha sua carga-horária reduzida – de oito para seis horas diárias – e, ao mesmo tempo, leva à ampliação do horário de atendimento daqueles setores contemplados, que passam a funcionar de maneira contínua. Na Sutic, por exemplo, o atendimento antes da flexibilização era realizado das 7h30 às 11h30 e das 13h30h às 17h30.

“A flexibilização da jornada de trabalho é uma pauta que nós sempre defendemos, porque envolve a otimização do trabalho, a qualidade de vida dos servidores e um atendimento melhor para os usuários”, comentou a reitora Ludimilla Carvalho ao anunciar o novo horário de atendimento da Sutic.

Em Mossoró, servidores da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e da Divisão de Registro Acadêmico (DRA) também foram contemplados recentemente com a flexibilização do horário de trabalho. Além desses setores, os servidores da Biblioteca Orlando Teixeira já fazem parte, há anos, do regime de trabalho flexibilizado, assim como os servidores lotados nas bibliotecas dos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Comissão analisa novos pedidos

O trabalho de análise dos pedidos de flexibilização da jornada no âmbito da Ufersa cabe à Comissão Permanente de Flexibilização de Jornada. São sete integrantes representando alunos, técnicos administrativos, professores e reitoria. Atualmente, o grupo analisa a flexibilização da jornada dos servidores lotados no Centro de Ciências Ciências Exatas e Naturais (CCEN).

“O processo pode ser solicitado por setores da instituição ou diretamente pelos servidores, desde que tenham a anuência do chefe imediato”, detalha o servidor Wilton de Morais Júnior, que faz parte da comissão. Também fazem parte Karydja Kethury da Silva Franca (representante discente); Edinaldo Domingos Silva Junior, Leonel Ritchie de Souza Moura e Marcilio Jose Ferreira Nunes (na representação dos técnicos administrativos); Jose Domingues Fontenele Neto (representante docente); e Iara Kateucha Fernandes de Souza, que juntamente com Wilton representa a reitoria no grupo.

Na Ufersa, a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores segue as determinações da Resolução Consuni/Ufersa 11/2015, publicada no dia 27 de novembro de 2015.