Militares participam Aula Inaugural do Curso de Pilotagem de “Drones”

Gestão, Pesquisa, Reconhecimento, Responsabilidade Social 11 de julho de 2023. Visualizações: 449. Última modificação: 11/07/2023 14:55:01

Tecnologia tem conquistados avanços na fabricação de Veículos Aéreos não Tripuláveis. A meta da UFERSA é desenvolver e fabricar o seu próprio VANT/Foto: Assecom

Militares da Região Oeste do Rio Grande do Norte estão participando V Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis (CONSANT). A aula inaugural aconteceu na manhã desta terça-feira, 11, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. A iniciativa é do Comando Geral da Polícia Militar, numa parceria com a UFERSA. “Uma das características para um bom policiamento é a amplitude de visão, aliado ao conhecimento da prática operacional. O CONSANT possibilita a capacitação dos comandos regionais”, enfatizou o Cel. Zacarias Mendonça, Sub-Comandante Geral da PMRN, que na solenidade representou o Comandante Geral, Cel. Alarico.

PMRN reconhece trabalho da reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira/Foto: Assecom

A abertura também contou com a participação da reitora, professora Ludimilla Oliveira, que ressaltou a importância da parceria com a Polícia Militar, entidade que presta relevantes serviços à sociedade norte-rio-grandense. “Quero agradecer a PM pelo reconhecimento do nosso trabalho e dizer que é uma honra atuar com a Polícia Militar”, afirmou a reitora ao ratificar a parceria, que segundo ela, apenas começou. “A sociedade necessita do trabalho da polícia, é preciso desmistificar o papel de opressão da polícia. A PM educa, protege a sociedade e, toda essa qualificação, a tecnologia propiciada nesse curso é parte importante da contribuição da nossa Universidade”, frisou. Na ocasião, o Comando da Polícia Militar agraciou a professora com um troféu pelo apoio dado para a realização do V COSANT, que conta com 32 participantes, nas aulas teóricas e práticas, sendo 20 militares da PM.

Sub-Comandante Geral da PMRN, Cel Mendonsa, agradeceu apoio da UFERSA/Foto: Assecom

A professora também enfatizou a missão da Universidade que é contribuir para as melhorias para a sociedade. “É uma honra ter um cooperação desse porte e no que depender da Universidade só vai aumentar haja vista a importância indiscutível para toda a sociedade”, afirmou.

Além do curso de pilotagem de “drones”, a parceria, que tem duração de quatro anos, visa o processamento de imagens de alta resolução, capacitações em geoprocessamento, imagens de satélites, possibilitando configurações e o mapeamento de manchas crimes e também distribuição de equipamentos. “É a transferência de tecnologia na tentativa de tornar o trabalho da polícia cada vez mais eficiente e seguro”, explicou o professor da UFERSA, Paulo César Moura, um dos coordenadores do curso.

Equipes da PMrn e da UFERSA envolvidas no CONSANT/Foto: Assecom

CURSO – O V Curso de Operador de Sistemas de Aeronaves não tripuláveis tem o objetivo de capacitar tecnicamente os militares da PMRN, bem como integrantes de outras instituições que operem com “drones”, introduzindo conceitos e conhecimentos aeronáuticos e os regulamentos, instruções e normas previstas nas legislações.

O curso acontece por módulos, com aulas teóricas e práticas, com previsão de conclusão no dia 18 de agosto. No final do curso, os participantes estarão aptos a pilotar aeronaves em diferentes missões.

Professor Daut de Jesus apresenta a meta do projeto/Foto: Assecom

DRONE MULTIUSO – A tecnologia tem conquistados avanços na fabricação de Veículos Aéreos não Tripuláveis (VANT’s), para utilização nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive, na segurança pública. Esse foi um dos pontos abordados pelo professor do Centro de Engenharia da UFERSA, Daut de Jesus Nogueira Peixoto Couras, ao abordar a experiência da Universidade que tem como meta fabricar um VANT com capacidade de transportar até 25 quilos. O equipamento poderá se utilizado na segurança pública, no monitoramento de doenças em zonas periféricas, no georreferenciamento e, também na agricultura inteligente.

“Será um passo importante no desenvolvimento de um novo ramo da indústria do Rio Grande do Norte, trazendo melhoria no serviço público com maior desta que para a saúde e segurança”, pontuou o professor Daut. A ideia do professor é concluir o projeto em quatro anos. Toda a equipe tem como coordenadores professoras doutores da UFERSA.

O professor destacou ainda a experiência do Projeto PEGAZULS ARODESING da UFERSA que vem conseguindo destaque nas competições da SAE BRASIL. A equipe do PEGAZULS é formada por estudantes dos diversos cursos (Engenharias Mecânica, Civil, Elétrica e Produção, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação e Administração) na UFERSA. O projeto já existe há 11 anos com o objetivo de disseminar conhecimento de engenharias.

Reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira, agradece parceria com a PMRN com ações e projetos que visam proporcionar melhorias para toda a sociedade/Foto: Assecom