Curso de pilotagem de “drones” tem abertura na UFERSA na próxima terça-feira

Extensão, Responsabilidade Social 4 de julho de 2023. Visualizações: 831. Última modificação: 05/07/2023 08:21:36

Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis (drones) é voltado para policiais que atuam na Região Oeste do RN/Foto: Eduardo Mendonça

Uma turma de 32 militares representantes de todas as unidades policiais da Região Oeste do Rio Grande do Norte vai participar na próxima terça-feira, 11, da Aula Inaugural do V Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis, conhecidas popularmente como “drones”. Além da PM, participam do curso Policiais Federais (PF e PRF), Policiais Civis, Bombeiros e Guardas Municipais.

A Aula Inaugural será realizada no Auditório Amâncio Ramalho, a partir das 10h da manha, com a presença do Comandante Geral da PM, Cel PM Alarico Azevedo; da Presidente da Comissão de Políticas Aeronáuticas da PM, a TC PM, Leyla Macêdo; do diretor do Centro de Engenharias, professor Manuel Quirino e, da reitora da UFERSA, a professora Ludimilla Oliveira.  A realização é da Polícia Militar do RN, em parceria com a UFERSA, por meio de um convênio firmando entre as duas instituições.

A legislação exige que os operadores de “drones” tenham curso de formação/Foto: Eduardo Mendonça

O curso conta com a participação dos professores doutores da Universidade, Paulo César Mouras da Silva e, Saulo de Tasso Araújo da Silva, ambos do Centro de Engenharias. O professor Paulo Moura ministra o Módulo ‘Mapeamento com veículos aéreos não tripuláveis (drones) e, o professor Saulo de Tasso, o Módulo ‘Meteorologia aeronáutica’.

O professor Paulo Moura ratifica a importância do curso uma vez que na Região Oeste do Estado existe apenas um militar habilitado para operar com “drones”. Ainda segundo o professor, a região possui 25 equipamentos que estão parados devido à falta da formação para pilotagem pelos militares.

O curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves não Tripuláveis é a primeira parte do convênio firmando entre a UFERSA e a Polícia Militar do RN. Num segundo momento, os professores da Universidade vão dotar as forças policiais para o processamento das imagens de ‘drones’ por Georreferenciamento.