Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Clima festivo marca solenidade de Formatura no Campus Pau dos Ferros

Formatura 15 de junho de 2023. Visualizações: 684. Última modificação: 15/06/2023 16:14:01

As solenidades de Colação de Grau são sempre momentos de muita felicidade e sensação de dever cumprido, passada a longa jornada de dedicação no curso de graduação, compartilhadas pelos formandos com familiares e amigos. Entre os 69 formandos das sete turmas que colaram grau em Pau dos Ferros, nesta quarta-feira, dia 14, esse mister foi ainda maior para a Denise Kauanny de Araújo Rosendo.

Ela está na sua terceira formação e, por cada uma delas, recebeu uma láurea de reconhecimento pelo excelente desempenho acadêmico. Denise ingressou na Ufersa aos 17 anos para cursar Ciência e Tecnologia e, no segundo ciclo, seguiu para Engenharia Ambiental e Sanitária, quando, concomitantemente, adiantava disciplinas de Engenharia Civil, curso pelo qual se diplomou neste semestre.

Denise Kauanny, formada Laureada na Colação de Grau em Pau dos Ferros. Foto: Passos Jr./Assecom/Ufersa

Para obter a láurea, o estudante precisa concluir a Graduação com desempenho de, no mínimo, 8,5 no Índice Rendimento Acadêmico. Com as três graduações, ela é servidora pública no município de José da Penha, cidade a 28km de Pau dos Ferros, e está esperando a homologação do resultado final da seleção de Mestrado, no qual aparece entre os primeiros da lista. “Meu sonho é ainda voltar para Ufersa como professora”, vislumbra Denise.

A noite de solenidade de Formatura em Pau dos ferros foi marcado por um clima festivo. Os convidados e assembleia que lotaram o auditório do Campus foram recepcionados pela poesia declamada pelas crianças Sofia Rego e Quitéria Jales, e ainda pelos músicos do Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa.

O Paraninfo Geral das Turmas, professor Alysson Filgueira Milanez, abriu a sequência de discursos da noite pontuando a importância do momento na vida de cada um dos formandos e formandas, sobretudo, para esta turma que enfrentou os desafios do período pandêmico. A discurso da Oradora Geral das Turmas ficou sob a responsabilidade da concluinte Vitória Raíssa Ferreira Mangueira, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Hoje colhemos o primeiro fruto, mas logo será o tempo de plantar e novamente semear. Que a seara perdure pelo tempo necessário, mas tenham certeza que o dia de colher novamente há de chegar”, congratulou Vitória. Todas essas conquistadas com esforço e dedicação pelos concluintes da noite foram partilhadas em homenagens aos pais, no discurso lido por Igor Moises Costa Barros, do curso de Engenharia de Computação.

Em sua fala, o diretor do Campus Pau dos Ferros, professor Reudismam Rolim de Sousa, fez questão de pontuar o papel da Universidade, sobretudo no interior do Estado, para a formação de profissionais, para o desenvolvimento da Região e o incentivo à Pesquisa, Ensino e Extensão. “Todos que aqui estão se formando partilharam dos conhecimentos e oportunidades que a Ufersa proporciona em suas vidas, agora, também é chegada hora de vocês partilharem com a sociedade o máximo do que absorveram”.

Por fim, precedeu o encerramento da solenidade, a reitora professora Ludimilla de Oliveira reiterou a beleza do momento, considerando os percalços e desafios da trajetória acadêmica, mas ainda ressaltando os horizontes que se abrem com diploma de Ensino Superior. “Tenho uma recomendação: seguir firme, forte e determinado e não somente antenado”, aconselhou a reitora.

As solenidades de Colação de Grau seguem no dia 16, em Angicos e, no dia 17 de junho, em Caraúbas. Acompanhe as solenidades AQUI pelo nosso canal no Youtube Transmissão Ufersa.
Confira AQUI a lista de formandos dos concluintes 2022.2.