Edital oferece 170 bolsas de monitoria no valor de R$ 700 para semestres 2023.1 e 2023.2

Processos Seletivos 13 de junho de 2023. Visualizações: 2382. Última modificação: 15/06/2023 16:16:29

Estão abertas até o dia 20 de junho as inscrições para docentes dos quatro campi da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) interessados em oferecer bolsas de monitoria nos semestres 2023.1 e 2023.2. Um novidade é o valor das bolsas, que foi reajustado de R$ 550 para R$ 700 por iniciativa da gestão da universidade. A inscrição deve ser realizada pelo professor responsável pelas disciplinas por meio de um formulário disponível na página da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

De acordo com a titular da Prograd, Carolina Malala, o reajuste já estava previsto na Resolução 03/2013 do Conselho Superior da Ufersa. O texto determina que o valor das bolsas de monitoria seja equivalente ao repassado para os bolsistas de iniciação científica do programa PIBIC – o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. “Porém, em março deste ano, quando as bolsas PIBIC foram reajustas pelo CNPq, a Lei Orçamentária Anual já havia sido aprovada, ou seja, nós só teríamos um reajuste nas bolsas de monitoria em 2024”.

As professoras Carolina Malala (à esquerda) e Lindomar Maria da Silveira estão à frente da Pró-reitoria de Graduação da Ufersa. Foto: Assecom.

Em diálogo com o pró-reitor de Planejamento, Moisés Ozório de Souza Neto, a pró-reitora de Graduação e a pró-reitora adjunta da pasta, Lindomar Maria da Silveira, conseguiram garantir o reajuste já a partir deste ano. “Juntamente com a Pró-reitoria de Planejamento, nós realocamos recursos destinados à Prograd em 2023 para oferecer aos alunos esse valor de R$ 700”, detalha a professora Carolina Malala.

As 170 bolsas de monitoria para o ano letivo de 2023 serão distribuídas para os campi de Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros. A quantidade de vagas por curso considera a média do número de alunos matriculados nos semestres 2021.2, 2022.1 e 2022.2.