O Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) aprovou nesta quinta, dia 28, o Modelo de Gestão Orçamentária e Financeira da instituição. O documento formaliza as práticas de gestão orçamentária e financeira adotadas na Ufersa, como parte das ações em curso que têm o objetivo de fortalecer a governança institucional.
O documento, elaborado pela equipe da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), atende aos princípios básicos da governança pública, como a transparência, a integridade, a confiabilidade e responsabilidade. Segundo a Pró-reitora de Planejamento Adjunta, Daiane Ferreira da Costa, “a medida promoverá melhorias em nosso indicador de governança orçamentária medido pelo TCU através do Índice de Governança e Gestão, o IGG”.
No modelo estão definidas as diretrizes gerais, os indicadores, a estrutura, a forma de programação e execução orçamentária e financeira, trazendo ainda informações sobre a gestão de processos e a gestão de riscos relacionados à área orçamentária.