Reitora da UFERSA reúne equipe e anuncia prioridades para recomposição orçamentária

Gestão 24 de abril de 2023. Visualizações: 1094. Última modificação: 24/04/2023 19:08:05

Reunião contou com a participação dos pró-reitores Moisés(planejamento), Arly (administração), Júlio César (Assuntos Estudantis) e Hermes e Nícolas (Infraestrutura)/Foto: Assecom

O atendimento aos estudantes é a principal prioridade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Essa é a opinião da reitora, professora Ludimilla Oliveira ao anunciar o direcionamento dos recursos da recomposição financeira, anunciado na semana passada pelo ministro da educação para todas as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Para a UFERSA foram destinados mais R$ 9 milhões ao orçamento de 2023.

A professora entende que sem a permanência dos estudantes na Universidade não tem como se pensar em estratégias de ensino, pesquisa e extensão. A reitora encara a evasão e a retenção de estudantes como o maior problema enfrentado pelas instituições de ensino superior. “Precisamos encarar e combate de frente esse problema com ações efetivas que garantam a permanência dos jovens na Universidade”, justificou. Daí, a decisão de investir grande parte da recomposição financeira com a assistência estudantil.

Após reunião com equipe administrativa e de assistência estudantil, a professora anunciou a manutenção do atual valor do restaurante universitário até o final do ano, o que representa um investimento de mais de R$ 2,6 milhões. Valor que virá da recomposição orçamentária uma vez que o montante do Programa Nacional de Assistência Estudantil, o PNAES, não chega a R$ 200 mil.

Outra prioridade voltada para a classe estudantil é a manutenção das bolsas que vinham sendo pagas para aqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica. “Vamos manter até o final do ano o auxílio emergencial de R$ 450,00 para os estudantes residentes que não dispõem de nenhuma bolsa e o auxílio café da manhã, no valor de R$ 100,00, também deve permanecer”, assegurou. Os benefícios são para os estudantes dos quatro campi da UFERSA.

Outra novidade é a implantação de academias a céu aberto em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, num investimento superior a R$ 600 mil. Os equipamentos já foram licitados e se encontram na fase de assinatura do contrato. A reitora anunciou ainda investimentos com a substituição de computadores e de aparelhos de ar condicionados.

Outra prioridade será com as obras do Parque Tecnológico do Semiárido que terá reforço de R$ 1 milhão. Ainda na área de infraestrutura mais R$ 1,2 milhão será direcionado para a conclusão da obra do teatro, anexo ao Expocenter e, a conclusão das obras remanescentes do Prédio Biomédica II, do curso de Medicina, no Campus Mossoró. O contrato já foi assinado para a retomada das obras na segunda quinzena de maio.

Além disso, a reforma dos blocos de salas para professores e, de laboratórios para o Campus Pau dos Ferros. As obras estão em processo de licitação e deverão ser iniciadas no segundo semestre. “Dentro da estratégia que estamos adotando desde o início da gestão vamos direcionar os recursos para todos os campi naquela premissa que somos uma só UFERSA”, afirmou.