Mestranda busca voluntários para análise sensorial com ovos higienizados a base de extrato pirolenhoso

Estudante, Pesquisa 20 de abril de 2023. Visualizações: 376. Última modificação: 20/04/2023 11:38:18

A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está sendo convidada a contribuir com pesquisa científica no Laboratório de Microbiologia Veterinária da UFERSA. Trata-se de experimento inovador com ovos higienizados a base de extrato pirolenhoso de eucalipto. O trabalho é parte da dissertação de mestrado da engenheira de alimento Edna Maria Monteiro de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, com orientação do professor Marlon Feijó.

Os interessados devem comparecer no Laboratório de Análise Sensorial, nos dias 25 (tarde), 26 (manhã e tarde) e 27 (manhã) de abril. O laboratório fica localizado no Campus Oeste, 1º Andar, nas proximidades da caixa d’água. Os voluntários devem fazer o agendamento através do link: https://forms.gle/9L6q6BnbaDB1xrkP6

O professor Marlon explica que qualquer pessoa pode participar desde que seja maior de 18 anos. A participação do voluntário será com análise sensorial de três ovos de galinha. A avaliação sensorial é uma ciência que utiliza os sentidos humanos visão, olfato, tato, paladar e audição, para avaliar as características ou atributos de um determinado produto.

Segundo o professor o Extrato Pirolenhoso é um produto que tem despertado o interesse de diversas áreas, incluindo além da agronômica e alimentos, a medicina e a farmácia com a possibilidade da extração e utilização de princípios ativos contidos nas plantas, e tinturaria, por conter ação contra as principais bactérias patogênicas como Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeroguinosa. Além de possuir o fenol que é um componente germicida com atividade bacteriostática. Com isso, a ação individualizada ou em conjunto desses componentes pode ser a causa da sua efetividade contra microrganismos.

Ainda segundo o professor Marlon Feijó o extrato pirolenhoso foi testado na higienização de ovos comerciais, pois inibe bactérias como Salmonella. “E necessário saber se o cheiro ou gosto não passará para o ovo. Dessa forma, vimos convidar a comunidade acadêmica a degustar ovos higienizados a base de extrato pirolenhoso”, reforça o professor Marlon Feijó.