Oficina alerta para os cuidados e o uso da voz

Inclusão, Saúde 18 de abril de 2023. Visualizações: 200. Última modificação: 18/04/2023 15:39:42

Oficina integrou programação do Dia Mundial da Voz/Foto: Aline Fonseca

Aconteceu no dia 17 de abril, segunda-feira, a Oficina de Fonoaudiologia, organizada pela Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social, a CAADIS, com o fonoaudiólogo Varder Braga. A oficina foi realizada visando à celebração do Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril.

A oficina contou com estudantes da UFERSA, assim como pessoas interessadas da comunidade externa, como professoras da educação infantil de Mossoró e estudantes de outras universidades. Durante a oficina foram citados assuntos relacionados aos cuidados e o uso da voz, visando orientar as pessoas para uma melhor comunicação verbal e não-verbal. Além destes temas, o fonoaudiólogo orientou também sobre melhoras de hábitos para evitar doenças, como o câncer de garganta e pescoço.

“Hoje temos várias modalidades e caminhos para se comunicar, mas nem sempre a comunicação é saudável e consegue alcançar seu objetivo, então, a atividade de hoje foi voltada aos discentes como forma de possibilitar uma comunicação de forma mais assertiva, principalmente no processo de ensino aprendizagem”, afirma Fernanda Kaline, assistente social e coordenadora da CAADIS.

De acordo com o fonoaudiólogo Varder Braga, a oficina é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tomada há dezoito anos, e na UFERSA já está em sua décima edição. Antes focada apenas nos professores da Universidade, agora também teve foco os alunos.

“A preocupação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é de sempre está chamando atenção para uma maior conscientização para o cuidado da voz, além de trazer alerta a determinados sinais que a voz possa manifestar, para poder evitar a questão do câncer de cabeça e pescoço, que a cada dia o índice aumenta”, comenta Braga.

Ainda de acordo com o fonoaudiólogo, além das questões anteriores, a oficina trouxe uma posição mais voltada à postura, vestimenta, forma de falar e se expressar melhor para alcançar mais pessoas de uma forma persuasiva.