Programação celebra o Dia Nacional da Choro

Eventos, Extensão 18 de abril de 2023. Visualizações: 374. Última modificação: 18/04/2023 16:11:58

Oficinas de Choro promovidas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) fazem parte da programação, que segue até o dia 23 de abril. Foto: Assecom.

Na manhã do dia 18 de abril, o campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) sediou oficinas musicais de instrumentos de cordas, sopros e pandeiro. As oficinas foram ministradas por artistas de reconhecimento nacional. A atividade faz parte da Semana Viva o Choro, que promoveu uma série de eventos em homenagem ao dia do Choro, comemorado em 23 de abril.

Os eventos culturais foram organizados pela parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a unidade mossoroense do Serviço Social do Comércio (SESC). Aconteceram durante os cinco dias de programação minicursos, oficinas, práticas de conjunto e apresentações musicais.

Oficina de instrumentos de sopro com Alexandre Ribeiro /Foto: Assecom

Anualmente, o Núcleo de Arte e Cultura da UFERSA (NAC) promove  eventos em alusão ao Dia Nacional do Choro, celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao aniversário do músico Pixinguinha. “É a primeira vez que nós temos um evento dedicado ao choro com nomes tão relevantes do cenário nacional”, diz Melquíades Vasconcelos, coordenador do NAC.

Os três conhecidos nomes que lideraram as práticas nesta terça-feira foram: Alessandro Penezzi (Violão), Roberta Valente (Pandeiro) e Alexandre Ribeiro (Clarinete). Músicos de diferentes cidades se reuniram para aprender e compartilhar conhecimentos nas oficinas.

O instrutor da oficina de clarinete e instrumentos de sopro destaca a importância desses momentos para a cultura brasileira. “Essa é uma cultura de extrema relevância da origem do país. O choro é o primeiro gênero urbano brasileiro, que caracterizou todos os outros ritmos aqui do Brasil. A gente vem pra cá e vê que esse ritmo está vivo, essa música atrai crianças, adolescentes, adultos, pessoas mais velhas, todos querendo aprender e escutar o choro”, afirma.

Professora de violão Haissa Hussemânia fala da importância das oficinas/Foto: Assecom

Professora de violão no Núcleo de Arte e Cultura da UFERSA e no projeto UERN Ação, Haissa Hussemânia, em sua fala, enfatiza a relevância da atividade. “Esse evento é importante porque movimenta o ciclo violonístico da cidade e o choro”, explica Haissa.

Ao falar sobre o momento, Roberta Valente, responsável pela oficina de pandeiro, comparou o cenário atual de aprendizagem com suas experiências pessoais. “Quando eu comecei a tocar, há cerca de 30 anos, não existia professor de pandeiro ou faculdade de música popular em minha cidade. Eu tive que aprender sozinha, tocando e pegando dicas com os mais velhos”. A musicista expressa a sua alegria em participar de iniciativas voltadas à educação, que auxiliam os novos músicos em suas jornadas.

Músico Carlos Zens veio de Natal participar da oficina/Foto: Assecom

Contribuindo para a ampliação do acesso popular ao choro, a programação segue com atividades gratuitas em seu cronograma nos dias 18, 19 e 23. Mais informações sobre os eventos podem ser vistas em seu material de divulgação, e nas redes sociais do NAC (@nac.ufersa).

Programação
Nesta quinta, dia 18, às 20h, o Concerto Viva o Choro será realizado no Teatro Lauro Monte Filho, com entrada gratuita. No dia 23 de abril, será a vez do Memorial da Resistência, localizado no centro de Mossoró, receber uma programação cultural e gratuita a partir das 17h. A programação completa pode ser conferida nos perfis @nac.ufersa @proec_ufersa @escolademusicauern e @choro.didatico do Instagram.