UFERSA e Marinha do Brasil oferecem curso para tripulação de embarcações

Ensino, Responsabilidade Social 17 de abril de 2023. Visualizações: 442. Última modificação: 18/04/2023 16:14:54

Parte prática com aulas de navegação aconteceu com embarcações dos órgãos envolvidos no Rio Mossoró, no bairro Bom Jesus/Foto: Marcelo Tubarão

Capitão Elcimar/Foto: Marcelo Tubarão

Numa iniciativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Laboratório SertãoMar, do Curso de Engenharia de Pesca, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos em Areia Branca, realizou Curso para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. Com aulas teóricas e práticas, o curso aconteceu no Campus Mossoró, totalizando 32 horas, com abordagens sobre nomenclatura da embarcação, legislação, manobras de embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, entre outros temas.

Participaram integrantes da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar e servidores da própria UFERSA. O objetivo do curso foi proporcionar conhecimentos para auxiliar a execução de manobras básicas, como tripulante de embarcações de órgãos públicos, além de técnicas de salvamento.

Na piscina da UFERSA aula prática de salvamento/Foto: Rogério Taygra

Para o agente da Capitania dos Portos de Areia Branca, capitão-tenente Elcimar Machado, a parceria da Marinha Brasil com a UFERSA é de grande importância por possibilitar a capacitação de tripulação de embarcações para integrantes de outros órgãos públicos. “Uma iniciativa louvável da Universidade na realização do curso que habilita servidores públicos a conduzir embarcações no desempenho de suas tarefas diárias”, considerou o capitão Elcimar.

O capitão adiantou ainda que se trata de um curso que não é programado pela Marinha. “Trata-se de um curso extra que fazemos quando temos demanda e um intervalo de tempo entre os cursos da nossa oferta. A Ufersa nos procurou solicitando a realização do curso e conseguimos atender”, afirmou.

O professor Marcelo Tubarão, do curso de Engenharia de Pesca e coordenador do Laboratório SertãoMar, adiantou que a exemplo da UFERSA, vários órgãos públicos têm as suas embarcações e que precisam de conhecimentos específicos e de habilitação para conduzi-las. “Juntamos esses órgãos que possuem embarcações e solicitamos a parceria com a Capitania dos Portos, que é o órgão habilitador, para ofertar o curso para Tripulação de Embarcações”, afirmou Marcelo que foi o organizador do curso.

Coube a UFERSA dar a sua contribuição na organização, cedendo o espaço da Universidade, como a sala de aula e a piscina para a parte prática relacionada a salvamento. Já os demais órgãos públicos entraram com as embarcações, combustível e outros custos que viabilizam a prática do curso. A prática com aulas de navegação aconteceu no Rio Mossoró, no bairro Bom Jesus.

Participaram integrantes da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar, Petrobras e servidores da própria UFERSA/Foto: Assecom