Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa integra programação musical da Semana Viva o Choro

Arte e Cultura, Eventos 13 de abril de 2023. Visualizações: 393. Última modificação: 13/04/2023 08:52:18

Em alusão ao dia 23 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, Ufersa integra programação Semana Viva o Choro, que acontece de 13 a 23 de abril, promovida em parceria com a UERNe SESC – Mossoró, com programação gratuita, envolvendo minicursos, práticas de conjunto e apresentações musicais com músicos e grupos musicais locais e convidados que atuam no cenário nacional e internacional, como Alessandro Penezzi (Violão), Roberta Valente (Pandeiro) e Alexandre Ribeiro (Clarinete).

Nas atividades, Recital de Choro na Programação do Letra e Música no SESC Mossoró, dia 14, às 19h; Recital com os grupos de choro da cidade de Mossoró e os artistas convidados, no dia 18, às 19:30, no Teatro Lauro Monte Filho; Roda de choro na Cervejaria Bacurim, no dia 19, às 20h e; para comemorar o dia 23, será realizada outra grande Roda de choro, no Memorial da resistência, localizado na Avenida Rio Branco, às 17h.

Haverá ainda atividades direcionadas aos músicos como minicursos dos instrumentos que compõem a formação do choro (flauta, violão, clarinete, pandeiro, voz, etc.) e prática de conjunto em choro.

Em Mossoró, os grupos que atuam na organização do evento são a Prática de Conjunto em Choro do Núcleo de Arte e Cultura da PROEC/UFERSA e o Grupo Choro Didático da Escola de Música da UERN.

A data é uma homenagem a Pixinguinha, referência no gênero musical. O Choro é um gênero musical brasileiro, tendo sua origem datada do século XIX no Rio de Janeiro. As músicas de choro podem ser interpretadas e compostas para formações unicamente instrumentais ou formações que mesclam instrumentos e voz. Os conjuntos regionais são compostos por instrumentos musicais de sopro, cordas e percussão. Além disso, são inúmeros os compositores e intérpretes do choro, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha e outros.

Outras informações podem ser acessadas por meios das contas de instagram @nac.ufersa @proec_ufersa @escolademusicauern @choro.didatico.