UFERSA estreita relação com o Programa ONU-Habitat

Extensão, Responsabilidade Social 11 de abril de 2023. Visualizações: 404. Última modificação: 11/04/2023 15:51:06

Equipe do Programa ONU-Habitat se reuniu com a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira que considerou a parceria como exemplo a ser seguido por outras universidades/Foto: Assecom

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) realizou uma missão técnica, nesta segunda e terça-feira (10 e 11), ao campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Mossoró (RN). A equipe do Programa também se reuniu com a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira que considerou a parceria como exemplo a ser seguido por outras universidades. Segundo a professora, o semiárido tem a resistência a maior característica e, essa integração representa crescer junto, pensar a Universidade dentro da cidade. “Esse crescer junto é pensar no lugar, estimular a universidade a vivenciar a cidade, a assumir a identidade do município no qual está inserido, é pensar a UFERSA no contexto de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros”, exemplificou.

Equipe do ONU-Habitat visita Setor de Produção de Mudas/Foto: Assecom

O objetivo do Programa é estreitar e ampliar as possibilidades de parceria entre as duas instituições, a equipe do ONU-Habitat conheceu diversas iniciativas vinculadas à pauta ambiental, como produção de mudas, compostagem e gestão de resíduos, captação de água da chuva e geração de energia solar que atualmente correspondente a 60% do consumo da instituição, que busca a autossuficiência energética. Além da visita às iniciativas locais, a equipe apresentou os seus principais projetos e expertises, mapeando possíveis pontos de interesse e cooperação.

A vinda à UFERSA é fruto de uma carta de parceria assinada no ano passado no Rio de Janeiro, na sede da ONU-Habitat com a proposta de inserir a UFERSA nos cursos sobre desenvolvimento urbano sustentável, por meio do Projeto Traduz. “Temos muitos temas em comum que podemos trabalhar e estamos aqui para conhecer o potencial da UFERSA com as suas ações e projetos pensando em ações futuras, consolidando dessa forma, a nossa Carta de Parcerias”, afirmou Paula Zacarias, analista de Programas do Programa ONU Habitat.

Admiranda com as ações encontradas na UFERSA, Paula Zacarias elogiou a atuação regional da Universidade, bem como a capilaridade da instituição nos seus campi por meio dos cursos e temas trabalhados. “Percebemos uma conexão pelas relações urbanas e ambientais, o impacto territorial e regional nos crescimento das cidades no entorno da universidade, além de outros temas mais inovadores como, por exemplo, a energia renovável, resíduos sólidos, educação ambiental, entre tantas outras frentes de trabalho”, pontuou.

Energia solar já correspondente a 60% do consumo da UFERSA/Foto: Assecom

A professora Tamms Morais, pró-reitora adjunta de extensão e cultura e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFERSA, destacou que a universidade tem iniciativas que abrangem as quatro dimensões de sustentabilidade preconizadas na Nova Agenda Urbana: social, econômica, ambiental e espacial. Juntas, elas rumam para alcançar as metas do ODS 11: promover cidades e comunidades sustentáveis.

“Pela natureza extensionista da universidade, buscamos o desenvolvimento urbano sustentável não apenas em um nível local, mas também regional. O impacto social da universidade alcança municípios em um raio de até 100 quilômetros do campus de Mossoró, e de até 50 quilômetros de seus outros campi. Essa parceria é um marco que vai potencializar a expansão de nossas pesquisas de uma forma ainda mais ampla, impactando cada vez mais pessoas”.

Parcerias vão envolver diversas áreas de atuação da UFERSA/Foto: Assecom

PROCESSO – A parceria inicial entre as partes foi formalizada em novembro, quando representantes das duas instituições assinaram uma carta para fortalecer trilhas de aprendizagem sobre o desenvolvimento urbano sustentável. A proposta é que o ONU-Habitat disponibilize cursos EaD sobre o tema, previstos no projeto Visão Alagoas 2030, na plataforma educacional do Projeto traDUS.

Essa iniciativa, realizada pela UFERSA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, tem o objetivo de comunicar, capacitar e oferecer ferramentas para ajudar pessoas e instituições a construírem cidades melhores, de forma coletiva.

Já o Visão Alagoas 2030 é um projeto do Governo de Alagoas com o ONU-Habitat, voltado à elaboração de dados, estratégias e soluções integradas para uma prosperidade urbana sustentável e inclusiva no estado.

Segundo Tiago Marques, assistente do Programa ONU-Habitat, o próximo passo é a elaboração do Memorando de Entendimento que é uma carta de acordo de interesse entre as duas partes, identificando as áreas de interesses comuns no que se refere às pesquisas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “Vamos alinhar o que a Universidade trabalha com as áreas de interesse do Programa ONU-Habitat dando mais projeção a UFERSA com as convocatórias e a capilaridade da ONU como um todo”, afirmou Tiago Marques.