Após 60 anos, comemorações marcam as 40 horas de Angicos

Arte e Cultura, Eventos 6 de abril de 2023. Visualizações: 565. Última modificação: 06/04/2023 16:36:28

Abertura aconteceu na Casa da Cultura, em Angicos, cidade que foi cenário para o Projeto das 40 Horas, de Paulo Freire/Foto: Eduardo Mendonça

Uma das experiências mais importante na área da educação de jovens e adultos completa 60 anos neste mês de abril. Para marcar a data das 40 Horas de Angicos, projeto desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire no Sertão Central do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Memorial Paulo Freire do Campus Angicos, e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura promoveram dois dias com uma extensa programação comemorativa. A abertura da programação aconteceu na Casa da Cultural, no Centro de Angicos.

Secretária de Educação, professora Socorro Batista/Foto: Eduardo Mendonça

“Momento importante não apenas para Angicos que alerta para a eliminação na cegueira do analfabetismo”, discursou a professora Marileide Matias, diretora da 8ª DIREC. Na ocasião, a secretária de educação do Estado, professora Socorro Batista, que representou a governadora Fátima Bezerra, reconheceu que o analfabetismo ainda se faz presente em Angicos e demais municípios do país, sendo também a evasão e a reprovação problemas que precisam se enfrentados com políticas públicas mais eficientes. “Um momento importante para pensar e mudar essa realidade”, pontou, acrescentando a importância do trabalho da educação municipal, estadual e federal para mudar essa realidade.

Reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira/Foto: Eduardo Mendonça

Reconhecendo o legado deixado por Paulo Freire, à reitora da UFERSA professora Ludimilla Oliveira, afirmou que a experiência do pedagogo em Angicos serve de lição para o mundo. “Hoje, Angicos conta com um Campus da UFERSA gerando oportunidades para os jovens da região que sonham com o ensino superior”, afirmou a reitora convidando dezenas de estudantes secundaristas presentes na solenidade para ingressarem na UFERSA.

Após a solenidade de abertura, os palestrantes convidados Paulo Roberto Padilha, do Instituto Paulo Freire e, o professor Walter Kohan, da UFRJ, sob a mediação do professor da UFERSA, Fernando Cordeiro, numa mesa de diálogo, abordaram o tema: Pensamento de Paulo Freire no contexto atual: revisitando às 40 Horas de Angicos.

Lançamento do livro do professor, Walter Kohan/Foto: Eduardo Mendonça

As comemorações do sexagenário aniversário das 40 Horas de Angicos também contou com ampla programação cultural com lançamentos de livros, apresentação teatral e de vídeo. Na quarta-feira, 5, a programação foi aberta com a exibição e discussão sobre o documentário: Fonemas da Liberdade, produzido por Micaela Ovelar e Catherine Murphy, da ONG The Literacy Project, da Argetina.

O professor e advogado Marcos Guerra, um dos organizadores dos Círculos da Cultura, no Projeto 40 Horas de Angicos, relatou a experiência vivenciada há 60 anos, numa mesa de diálogo mediada pela professora da UFERSA, Ana Aires.