Ufersa substitui equipamentos de TI para melhorar a conexão de internet e segurança de dados

Gestão, Infraestrutura 3 de fevereiro de 2023. Visualizações: 488. Última modificação: 03/02/2023 13:52:11

Renovação dos equipamentos é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica que é atendida pela gestão num investimento de R$ 1 milhão/Foto: Cedida

A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Sutic/Ufersa, está substituindo equipamentos para melhorar a conexão e a segurança dos dados no âmbito da Universidade. Segundo o superintendente, o analista de TI João Phellipe de Freitas Pinto, o objetivo é oferecer à comunidade acadêmica o que há de melhor no mercado em termos de tecnologias da informação. A renovação dos equipamentos é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica, que está sendo atendida pela gestão da Universidade num investimento de R$ 1 milhão.

Access points

“A instituição está atualizando seus firewalls para unidades de nova geração, conhecidas como NGFW (Next-Generation Firewall). Além disso, está renovando a rede sem fio com a nova tecnologia wifi 6 (802.11ax)”, afirmou o superintendente.

Ainda segundo João Phellipe, os firewalls NGFW são projetados para oferecer uma proteção ainda maior contra ameaças cibernéticas, como vírus, spyware e outros tipos de malware. “Os equipamentos também fornecem uma visibilidade mais completa da rede, permitindo que a equipe de TI da Ufersa identifique e corrija problemas rapidamente”, frisou.

Firewall e controladora

A nova tecnologia wifi 6 (802.11ax) oferece uma conexão mais rápida e confiável para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops. Além disso, é projetado para lidar com maior capacidade de dispositivos conectados simultaneamente, o que é ideal para ambientes de ensino e pesquisa.

“A Ufersa está comprometida em fornecer aos seus alunos e professores as melhores tecnologias disponíveis para garantir que eles tenham as ferramentas de que precisam para seus estudos e pesquisas de sucesso”, ratificou o superintendente da Sutic. Os novos equipamentos estão sendo instalados nos quatro campi da Ufersa.