
Equipe do Acesso à Terra Urbanizada, da Ufersa, em reunião com a equipe da Prefeitura de Simões Filho, na Bahia.
O Núcleo de Pesquisa e Extensão Acesso à Terra Urbanizada da Ufersa segue firme no propósito de ampliar a democratização do acesso à moradia digna. Em 2023, a equipe do núcleo iniciou mais um projeto envolvendo a Regularização Fundiária Urbana. A parceria dessa vez é com a Prefeitura de Simões Filho, na Bahia.
O objetivo da ação é auxiliar o município na implementação de sua política de regularização fundiária urbana. Essa semana, aconteceu a primeira reunião de alinhamento com a gestão municipal e as secretarias envolvidas. Além disso, foram realizadas oficinas de capacitação dos servidores municipais sobre o assunto.
Participaram dessa primeira reunião o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino; o secretário de planejamento e habitação, Kemmuel Menezes; a secretaria de desenvolvimento social e cidadania, Andrea Pereira; o chefe de gabinete de planejamento, José Barbosa Filho; além dos integrantes do Núcleo da Ufersa, Iara Souza, Francisco Nélio e Filomeno Abreu.
“Estamos ajudando a prefeitura de Simões Filho, por meio de pesquisa para que ela possa implementar o processo de regularização fundiária do município. Para isso, estamos fazendo diagnóstico das áreas, analisando a estrutura administrativa sobre como ela pode auxiliar nesse processo, entre outros procedimentos. O objetivo é capacitar os agentes municipais para que eles possam executar a regularização fundiária local e orientar a estrutura organizacional, reforçou Francisco Nélio, pesquisador do Acesso à Terra da Ufersa.
SOBRE SIMÕES FILHO – O município de Simões Filhos tem aproximadamente 140 mil habitantes e faz parte da região metropolitana de Salvador, na Bahia. A cidade se destaca pelo desenvolvimento industrial e, assim como a grande maioria das cidades brasileiras, tem desafios na área urbana.
ACESSO À TERRA NO RN – Além dessa missão no município baiano, o Núcleo do Acesso à Terra Urbanizada da Ufersa continua fazendo a regularização fundiária urbana em cidades do Rio Grande do Norte. Por meio de uma parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN, a CEHAB, o projeto já entregou centenas de títulos de imóveis em bairros da Zona Norte de Natal e iniciou os trabalhos com esse mesmo propósito em Mossoró. Mais de 24 mil famílias em todo o Rio Grande do Norte devem ser beneficiadas até o final do projeto.