Campanha Coleta Solidária beneficiou 13 comunidades e instituições em 2022

Responsabilidade Social 26 de dezembro de 2022. Visualizações: 204. Última modificação: 26/12/2022 18:34:47

As arrecadações totalizaram cerca de 1 tonelada de alimentos não-perecíveis e 1.500 brinquedos, beneficiando 13 comunidades e instituições/Foto: Cedida

Na manhã do dia 22 de dezembro, a campanha Coleta Solidária realizou as últimas entregas de doações de brinquedos e alimentos para comunidades da zona rural do município de Mossoró. A iniciativa, criada pelo Setor de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), consiste na arrecadação de donativos em troca de mudas de plantas frutíferas ou nativas.

Papai Noel fez a entrega nas escolas das comunidades rurais/Foto: Cedida

“Já é a 4º edição da campanha, que iniciou em 2019, e anualmente fazemos o projeto para arrecadar brinquedos e alimentos para as comunidades rurais”, explica o agrônomo Giorgio Mendes, responsável pelo Setor de Mudas e coordenador da Campanha Coleta Solidária.

Neste natal, o projeto beneficiou as comunidades rurais de Sussuarana, Lorena, São Joaquim, Santana, Pedra Branca e Piquiri. Diferente de outras edições, as doações desta vez também foram entregues em quatro comunidades quilombolas da zona rural de Portalegre: Pêga, Arrojado, Lajes e Sobrado.

Giorgio (no centro), comemorou o resultado da Campanha/Foto: Cedida

Além disso, brinquedos da campanha ainda foram entregues à Casa de Apoio à Criança com Câncer, ao Centro Oncológico de Mossoró, e para crianças da comunidade do Pirrichil, localizada no bairro Alto de São Manoel. As arrecadações totalizaram cerca de 1 tonelada de alimentos não-perecíveis e 1.500 brinquedos, beneficiando 13 comunidades e instituições.

Em comparação com os números dos últimos anos, o coordenador observa uma queda na quantidade de doações arrecadadas. Um dos fatores que influenciou esse resultado foi que, nesta edição, a campanha não contou com a coleta em domicílio. Porém, Giorgio adiciona que “mesmo assim, consideramos que foi um quantitativo bom, logo porque foram 1.500 crianças beneficiadas diretamente com brinquedos e em média 100 famílias foram beneficiadas com cestas básicas”.

A edição deste ano contou com o apoio do Partage Shopping, que cedeu um espaço para atuar como ponto de coleta durante o período de arrecadações. Durante as entregas nas comunidades, a empresa também enviou o Papai Noel e a Mamãe Noel, alegrando as crianças presentes na ação.