Mentalidade de gratidão conduz a colação de grau em Mossoró

Ensino, Estudante 23 de dezembro de 2022. Visualizações: 848. Última modificação: 02/01/2023 07:56:20

Colação de Grau em Mossoró foi realizada no dia 22 de dezembro de 2022, encerrando a programação de cerimônias referentes ao semestre 2022.1 da UFERSA (foto: Aline Fonseca)

“É como se o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas”, afirmou o meteorologista estadunidense Edward Lorenz para descrever a teoria do caos e os sistemas caóticos. As mesmas palavras foram citadas pela concluinte Sarah Peixoto, do curso de Biotecnologia, em seu discurso como oradora, referindo-se à influência de pequenos momentos durante a graduação que provocaram grandes resultados, que os acompanharam até receberem os seus diplomas.

Estudantes de 21 cursos de graduação participaram da Colação de Grau do campus Mossoró (foto: Aline Fonseca)

Realizada na última quinta-feira (22), a colação de grau dos concluintes do Campus Mossoró foi amplamente marcada por partilhares de lembranças em cada discurso. As palavras direcionadas aos presentes na solenidade e, sobretudo, aos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) refletiram sobre as suas vivências universitárias, incluindo a participação de amigos e famílias durante a jornada.

A cerimônia de formandos do semestre 2022.1, conduzida pela reitora Ludimilla Oliveira, contou com a participação de formandos de 20 cursos do Campus Central. Como paraninfo de todas as turmas, o professor Rodrigo de Almeida Leite destacou a importância da família durante o processo de formação acadêmica.

“A mensagem que quero deixar para vocês é de que o amor da família é algo essencial para nossas vidas, e família, aqui falo no sentido lato, pois família não é apenas a sanguínea ou matrimonial. Muitos de nós acabamos conhecendo verdadeiros irmãos aqui na universidade e tenho certeza que eles também estão orgulhosos por vocês. Nunca esqueçam de agradecer o apoio daqueles que lhe estenderam a mão quando vocês precisaram”, discursa o professor.

Prosseguindo no mesmo pensamento, a aluna Leylane Silva Lemos, do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, foi a responsável pela homenagem aos pais. “Hoje estamos aqui colhendo parte dos frutos que vocês plantaram”, diz a formanda. Em sua fala, a concluinte também homenageou familiares vítimas da pandemia de COVID-19, que não puderam presenciar a conclusão desta jornada.

Formandos, professores, familiares e autoridades se reuniram no Garbos Recepções (foto: Aline Fonseca)

O formando do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Aquilla John, foi o responsável por ler o juramento solene em representação a todas as turmas. Como exceção, o curso de Medicina, que possui seu próprio juramento, foi enunciado por Fernanda Lemos dos Santos.

Em sua fala, que marcava o encerramento da solenidade, a reitora Ludimilla Oliveira optou por um método diferente. “Mas eu peço licença, para em versos declamar, a caminhada de planejar, e fazer acontecer, em Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró, a lida itinerante de ser”. Desse modo, a representante da universidade iniciou seu texto de parabenizações aos funcionários que integraram a organização do evento.

Na conclusão da noite, a outorga do grau foi concedida aos concluintes presentes por meio da entrega do diploma a um representante de cada graduação. Os formandos saíram do recinto não mais como estudantes, mas como profissionais das áreas de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Engenharias Agrícola e Ambiental, Civil, Elétrica, de Pesca, Química, de Produção, Florestal, e Mecânica; Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, Medicina, Veterinária e Zootecnia.

A colação de grau do campus de Mossoró foi a última da série de solenidades ocorridas durante a mesma semana, nos campi de Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros. Mais detalhes sobre cada uma das cerimônias podem ser encontrados no portal da UFERSA.