Mesmo com bloqueio do MEC, UFERSA paga bolsa acadêmica de novembro

Gestão 6 de dezembro de 2022. Visualizações: 1323. Última modificação: 06/12/2022 17:33:53

Campus da UFERSA Mossoró/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido paga nesta terça-feira, 06, a Bolsa Acadêmica referente ao mês de novembro. O benefício, excepcionalmente neste mês está sendo pago no valor de R$ 400,00. “Essa bolsa é voltado para os estudantes de maior vulnerabilidade social, daí a importância do pagamento”. A informação foi dada pelo pró-reitor de Planejamento da UFERSA, professor Moisés Ozório que assegurou ainda a complementação dos R$ 100,00 assim que houver o desbloqueio dos recursos.

Com o bloqueio orçamentário anunciado pelo Ministério da Economia, as Instituições Federais de Ensino Superior ficaram sem recursos para honrar os compromissos, inclusive, o pagamento de despesas já empenhadas.

“Com o bloqueio, a exemplo de outras universidades, a UFERSA não recebeu recursos financeiros para saldar as despesas de novembro e dezembro, o que afeta o pagamento de bolsas, auxílios e de fornecedores”, afirmou o pró-reitor, acrescentando que a equipe de planejamento fez uma força tarefa para honrar a bolsa acadêmica de novembro.

O valor bloqueado na UFERSA foi de R$ 2.984,000,00. Com o bloqueio as instituições também não poderão fazer novos empenhos, mesmo o ano financeiro 2022 tendo prazo até o dia 15 de dezembro.

A reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, confirma a impossibilidade de novos empenhos e pagamento pela Universidade, porém acredita que a situação seja revista pelo Ministério da Economia. “Estamos dependendo de decisões do Ministério da Economia e da Junta Orçamentária e aguardando para a situação seja normalizada o mais breve possível” pontuou.