Pós-graduação da UFERSA integra Projeto BRASILE

Pesquisa, Pós-graduação 24 de outubro de 2022. Visualizações: 267. Última modificação: 24/10/2022 08:18:15

Projeto BRASILE foi aprovado pelo Programa Erasmus e será desenvolvido em parceria com quatro universidades brasileiras/Foto: Cedida

Os Programas de Pós-Graduação em Fitotecnia/UFERSA e Ambiente, Tecnologia e Sociedade/UFERSA, representados pelos docentes Salvador Barros Torres (Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN) e Elís Regina Costa de Morais, respectivamente, participaram No período de 14 a 17 de outubro de 2022,  na Universidade Federal do Ceará (UFC), do planejamento das atividades a serem desenvolvidas no Projeto BRASILE, previstas para iniciarem em janeiro de 2023.

O Projeto BRASILE foi aprovado pelo Programa Erasmus e será desenvolvido em parceria com quatro universidades brasileiras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal Rural do Semi-Árido) e a Università di Cagliari (UniCA) – Itália.

UFERSA tem como representados os docentes Salvador Barros Torres e Elís Regina/Foto: Cedida

O Programa Erasmus é um programa de bolsas de mobilidade acadêmica entre países da União Europeia e, eventualmente, é convidada uma ou outra instituição fora do bloco para a participação. O projeto BRASILE visa acordos específicos de colaboração e desenvolvendo de atividades de ensino e pesquisa relacionados ao manejo agronômico, conservação da biodiversidade, bancos de germoplasma e tecnologia farmacêutica, bem como a mobilidade de discentes e docentes.

A mobilidade universitária é uma prioridade para ambos os países, visto que a internacionalização é uma estratégia fundamental de crescimento e fortalecimento do ensino e da pesquisa. Este meio de interação é salutar para a formação do corpo técnico e para a troca de experiências e implementação de boas práticas científicas. Ações de internacionalização também aceleram o processo de crescimento local e garante competências transversais em nível de competitividade necessário à inserção no mercado de trabalho global, bem como a formação cultural e humana a partir da comparação com diferentes culturas e contextos. Além disso, constitui-se em um dos critérios de avaliação dos programas pela CAPES.

Na reunião estavam presentes, além dos professores da UFERSA, os professores Alek Sandro Dutras/UFC, Charline Zaratin Alves/UFMS e o coordenador do Programa Erasmus+, Professor Gianluigi Bacchetta/Università di Cagliari.