
Stand da UFERSA na Festa do Boi 2022 contou com a participação de caravanas que vieram de Mossoró participar do evento/Foto: Assecom
Em 60 anos da mais importante exposição agropecuária do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, contou com um Stand da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Durante uma semana, de 8 a 15 de outubro, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a instituição de ensino superior que há 45 anos oferece ensino e pesquisa na área das ciências agrárias.
“A nossa avaliação é muito positiva quando tivemos uma excelente receptividade dos organizadores (ANORC) e pudemos sentir a importância de estar presente em eventos deste porte”, afirmou a pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação, a professora Liz Carolina, que coordenou as atividades da Universidade no evento.

Reitora Ludimilla Oliveira apostou no sucesso da UFERSA na Festa do Boi, com a coordenação da professora Liz/Foto: Assecom
A professora Liz Carolina também agradeceu o apoio dado pela gestão, por meio da reitora, a professora Ludimilla Oliveira, que deu total apoio ao acreditar no potencial da UFERSA para estar num evento de grande importância para a agricultura e pecuária da Região do Semi-Árido Brasileiro. “Foi uma importante oportunidade de mostrar nossa pesquisa, ensino e nossa extensão, aproximar a UFERSA de Instituições e empresas para prospectar novos projetos e novas áreas nos diferentes setores”, considerou Liz. A professora acredita que a UFERSA deixou a sua marca na Festa do Boi. “A projeção agora é para ampliar a nossa participação com mais projetos em todas as áreas, inclusive, com a participação de todos os Campi, Centros, Empresas Juniores e Programas de Pós-Graduação”, adiantou.
Durante toda a semana a UFERSA manteve o Stand apresentando projetos e possibilitando aos estudantes e professores de graduação e pós-graduação apresentar seus trabalhos, fazer contatos, conhecer outras realidades do meio rural, participar de palestras, minicursos, rodas de conversas, além de visitar outros expositores. “Tivemos a presença de mais de 170 pessoas, em cinco caravanas vindas de Mossoró”, contabilizou a professora Liz.

Estagiários da UFERSA participaram do julgamento de animais, admissão, inspeção e organização da Festa do Boi/Foto: Assecom
As discussões técnicas sobre a situação da caprinocultura leiteira do Estado, promovida pela Secretaria da Agricultura do RN, com a presença dela e da professora Patrícia Lima integraram a programação da instituição. Também foram proferidas palestras sobre Inspeção de Produtos de Origem Animal promovida pela FAERN e SEBRAE, que teve a participação do professor da UFERSA, Jean Berg. Outras atividades foram as Rodas de Conversa e aulas práticas com os professores Dorgival Lima, Bruna Yasnaia, Jean Berg e Katia Gramacho para os alunos da UFERSA.
Outra atração do Stand da UFERSA foi à exposição da Techmel, primeira startup da Universidade, com a presença da Professora Fernanda Matias que apresentou o Hidromel e a aguardente de Mel para os visitantes. O Campus Angicos apresentou com banners os seus cursos de graduação, além da presença da Empresa Júnior de Zootecnia e Agronomia (Emjuz e Arid Jr.). O programa de Pós-graduação em Produção Animal também marcou presença. O Setor de Produção de Mudas marcou presença com os seus bolsistas e coordenador, Giorgio Mendes, doando aos visitantes 150 mudas nativas da caatinga e frutíferas.
Outra atividade relevante foi à participação de graduandos da UFERSA estagiando nas principais associações de criadores, como ANORC (Associação Norte Rio-Grandense de Criadores) e ANCOC (Associação Norte Rio-Grandense de Criadores de Caprinos e Ovinos), no julgamento de animais, admissão, inspeção e organização do evento.