Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Solo Negro vai subsidiar debate sobre ‘Desafios da igualdade racial’

Eventos, Extensão 25 de julho de 2022. Visualizações: 600. Última modificação: 26/07/2022 13:42:02

Após conquistar o Troféu Cabrito Dourado no III Festival Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no Sertão, o documentário Solo Negro,  produzido pela equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, vai abrir a programação do Cine Debate, promovido pela Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – CAADIS. A exibição do documentário Solo Negro contará com a presença dos participantes do filme.

O Cine Debate vai acontecer na próxima quarta-feira, 27, a partir das 14h30, no Auditório Amâncio Ramalho, com o tema ‘Desafios da Igualdade racial: um longo combate’, tendo como debatedores o secretário nacional da igualdade racial, Dr. Paulo Roberto; a professora Dra. Ady Canário (UFERSA); o professor Dr. Carmelindo Rodrigues e o Me. Jeferson Santos (servidor da UFERSA). A palestra é voltada para toda comunidade universitária é terá certificação de 4 horas.

Dança do São Gonçalo é um dos destaques do Solo Negro/Foto: Rachel Amorim

O documentário Solo Negro foi gravado no final do ano passado (2021) e retrata o cotidiano dos moradores de duas comunidades quilombolas, situadas no município de Portalegre, na Região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, num registro das memórias passadas, presentes e futuras dos descendentes de povos que foram escravizados. O filme retrata também a trajetória e os desafios de universitários quilombolas a partir do ingresso deles na Universidade.

O roteiro foi elaborado em seis partes: Cicatrizes de negros, voltado para as dificuldades nas comunidades no passado; Amargo preconceito, o histórico do preconceito que ainda se perpetua; Força e fé, com destaque para a herança cultural e religiosa com destaque para a Dança de São Gonçalo; Trabalho de preto, sobre as alternativas de trabalho na comunidade quilombola; Caminho lento, sobre as dificuldades enfrentadas pelos jovens e, Novo destino, para retratar o impacto da universidade na vida dos jovens quilombolas.

Equipe da Assessoria de Comunicação da UFERSA produziu o documentário Solo Negro como um produto de extensão universitária/Foto: Arquivo