
Juramento foi conduzido pela formanda Mara Gabriela Rubens, do curso de Medicina Veterinária (fotos: Assecom)
Na quinta e última solenidade de Colação de Grau do semestre 2021.2 na UFERSA, 281 profissionais formados em 19 cursos comemoraram, em Mossoró, o início de uma nova fase de suas vidas. Mais de mil convidados, entre familiares, professores e amigos, participaram do evento realizado no sábado, 16 de julho, no Hotel Garbos. São números que marcaram também o discurso do orador Felipe de Paula Torres, do curso de Engenharia Elétrica. Contabilizando os dias de aulas, de estudos e de finais de semana longe de casa, ele chamou a atenção para o esforço de cada um dos formandos presentes. “Matematicamente até conseguimos medir o tempo, os dias, os meses, os anos, as notas das disciplinas, a distância das nossas casas e muitas outras variáveis. Mas é possível mensurar quanto nos custou esse diploma?”.

Encontros com familiares e momentos de descontração também fizeram parte da cerimônia (fotos: Assecom)
Já o professor homenageado pelas turmas, Moacir Franco de Oliveira, evidenciou o caráter coletivo da noite. Em uma mensagem aos pais e familiares, ele lembrou que muitas pessoas presentes precisaram renunciar a prioridades financeiras e ao convívio diário para poderem chegar a este momento junto aos seus filhos, netos, sobrinhos. Aos formandos, ele enumerou os desafios diários dos últimos anos. “Basta vocês pensarem comigo: quantas vezes não tinham recursos para vir à universidade; quantas vezes não tiveram que optar entre essa ou aquela refeição; quantas vezes não tiveram que pedir ou aceitar ajuda financeira de um amigo; quantas vezes não puderam viajar para ver seus familiares; quantas caronas tiveram que pedir; quantas vezes não pensaram em desistir”, disse o docente, que faz parte do Departamento de Ciências Animais e coordena o Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS).

Alguns momentos da solenidade, realizada em Mossoró no dia 16 de julho (fotos: Assecom)
A solenidade de Colação de Grau dos campus de Mossoró foi presidida pela reitora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira. Como nas demais cerimônias, os pais presentes foram homenageados pela formanda Ana Paula Emily de Sousa Silva. Do curso de Zootecnia, Ligia Vanessa Leandro Gomes prestou homenagem aos pais ausentes e lembrou de seu avô que não pode acompanhá-la presencialmente naquele momento. “O vazio da perda será amenizado pela emoção dessa conquista”, afirmou. O momento solene de juramento, no qual os novos profissionais se comprometem a exercer suas atividades com ética e respeito, foi conduzido por Mara Gabriela Rubens, do curso de Medicina Veterinária.
Colações são referentes ao semestre 2021.2
As solenidades de Colação de Grau dos alunos formados no semestre 2021.2 reuniram ao todo 539 formandos, em cerimônias que aconteceram nos campi de Angicos (11/07); Pau dos Ferros (13/07) e Caraúbas (14/07). Em Mossoró, o local escolhido foi o Hotel Garbos, onde a última solenidade do semestre foi realizada no dia 16 de julho.