
Colação de Grau reuniu formados nas modalidades de Educação a Distância e presencial com Medicina, C&T e Engenharia Civil/Foto: Assecom
Numa solenidade remota, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido Outorga o Grau de Educação Superior para os concluintes 2021.2 dos cursos de Licenciatura Educação a Distância (EaD): Computação, Física, Matemática e Química, totalizando 61 formados EaD e, 13 em cursos presenciais, sendo 9 em Medicina, 1 em Engenharia Civil Caraúbas, 1 em Computação e Informática de Angicos e 2 Interdisciplinar Ciência e Tecnologia (Mossoró e Pau dos Ferros. Os concluintes EaD são dos Pólos de Caraúbas, Grossos, São Gonçalo do Amarante, Angicos e Pau dos Ferros.
Devido a pandemia, a solenidade seguiu todas as recomendações do Comitê Permanente de Biossegurança, inclusive, com apenas um representante de cada turma presente no recinto. Os demais concluintes acompanharam a transmissão pelo Canal do Youtube da UFERSA. Ao todo, 75 discentes colaram grau.

Professor Ulisses Furtado, paraninfo das turmas/Foto: Assecom
A solenidade foi presidida pela reitora, professora Ludimilla Oliveira, com a presença da pró-reitora de graduação, professora Kátia Cilene da Silva Moura.
Ao falar aos concluintes, o paraninfo geral das turmas o professor, Ulisses Melo Furtado, ressaltou a emoção do momento da graduação que é o resultado da superação de muitos desafios. “O melhor das tecnologias digitais é possibilitar o aprendizado e também a trocar vivências”, ressaltou. Para o professor, a capacidade de adaptação e superação com as novas tecnologias tonam os profissionais adaptados e conectados. “Vocês estão prontos para exercer as suas profissões”, frisou.
O paraninfo Ulisses Furtado também aproveitou para elogiar a iniciativa da UFERSA em ampliar os cursos e os polos de EaD que representa inclusão no ensino superior. “Continuem estudando para ser bem sucedidos e, incorporem a capacidade de adaptação no fazer profissional”, aconselhou o paraninfo aos novos profissionais.

Leonardo Alcântara, orador das turmas/Foto: Assecom
Coube ao concluinte, Leonardo Alcântara Alves, do curso de Licenciatura em Química do Pólo Caraúbas, falar em nome dos demais colegas. O novo professor agradeceu o apoio dos familiares e o incentivo recebido da Universidade no decorrer da graduação. O orador resumiu a trajetória na universidade em três palavras: maturidade, resultado da mudança de mentalidade para enfrentar os desafios da vida; dedicação, ao reconhecer a importância do compromisso na conquista dos objetivos e, a Alegria, pela vitória alcançada ao ser tonarem profissionais qualificados.
Após a Outorga do Grau, a reitora Ludimilla Oliveira, encerrou a solenidade falando aos formados. Para a professora, a Universidade cumpre a missão ampliando as oportunidades com a oferta dos cursos EaD, para que muitos jovens conquistem o ensino superior com uma “metodologia desafiadora”. A reitora acredita que escolher uma profissão com graduação superior não é apenas uma questão de melhorar o currículo. “Representa a dignidade como patrimônio para a realização pessoal”, frisou.
A reitora Ludimilla Oliveira ressaltou ainda o compromisso da UFERSA em ampliar as oportunidades de ingresso na Universidade com novos cursos e novos campi, se referindo aos municípios de Serra de São Bento e Santo Antônio que em breve vão receber Campi da UFERSA. Veja AQUI a solenidade.