
O artigo científico intitulado “A non-absorbing SIR stochastic lattice gas model on hybrid lattices” foi publicado na Physics Letters A. Imagem: Physics Letters A.
O professor do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística, do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da Ufersa, Carlos Handrey Araujo Ferraz, doutor em física, publicou o artigo científico intitulado “A non-absorbing SIR stochastic lattice gas model on hybrid lattices” no periódico Physics Letters A, da editora Elsevier, que possui fator de impacto (JCR) igual a 2.654.
“Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa maior coordenado por mim aqui na Ufersa chamado ‘Modelo SIR estocástico não absorvente em gás de redes híbridas: simulando a SARS-CoV-2’ , que visa lançar luz sobre determinados aspectos da propagação de doenças infectocontagiosas tais como seu comportamento crítico quando uma desordem de conexão é inserido nos sistemas. Em outras palavras, queremos saber como uma população constituída por diferentes tipos de indivíduos pode afetar o comportamento crítico de doenças tipo a COVID-19 ou outras SARS, por exemplo”, explica o professor.
Tais estudos podem simular situações complexas acerca de quadros de pandemia como o vivenciado atualmente, e são importantes para a tomada de ações que visam evitar, ou pelo menos, mitigar as mortes e danos socioeconômicos causados por essas doenças.
Segundo o docente, trabalhos envolvendo modelos ainda mais elaborados já estão sendo realizados pelos integrantes do projeto de pesquisa no sentido de melhor entender a dinâmica desses sistemas.
Link para o artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0375960121007350?via%3Dihub