A tese intitulada “Game criativo: desenvolvendo habilidades de pensamento computacional, leitura e escrita através da criação de jogos”, de autoria de Kleber Tavares Fernandes, professor da Ufersa, Campus Angicos, recebeu a Menção Honrosa do Concurso de Teses e Dissertações do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). O trabalho foi realizado durante o doutorado do docente realizado no curso de Ciência da Computação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e orientado pelos professores Eduardo Aranha e Márcia Lucena. Acesse aqui a tese.
“Estou muito feliz por receber a Menção Honrosa do Concurso de Teses e Dissertações do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Meu trabalho está entre as 7 melhores Teses de Doutorado em Informática na Educação do país. O único do Nordeste! Fico orgulhoso com os resultados da minha pesquisa, que além dos desafios inerentes ao tema, foi realizada em meio a uma pandemia. Essa premiação me motiva ainda mais a continuar seguindo o caminho da pesquisa e da docência. Quero agradecer à Deus; aos orientadores Eduardo e Márcia; aos gestores, professoras e alunos do 5º ano (2020) do ensino fundamental do NEI-CaP/UFRN e à minha família”, comemorou o docente. Assista aqui a premiação.
O Game Criativo é uma abordagem que propõe a especificação e criação de jogos digitais a partir de textos produzidos pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional, de leitura e de escrita em sala de aula. A partir deste contexto, o trabalho do professor Kleber contribui na área da formação das crianças (ensino fundamental) ao propor uma abordagem que favorece o desenvolvimento da produção textual (língua portuguesa)e do pensamento computacional; auxilia na formação inicial e continuada de profissionais que podem utilizar o Game Criativo como uma estratégia de ensino e aprendizagem; colabora para melhoria dos índices avaliativos da língua portuguesa por favorecer o desenvolvimento das habilidades de escrita; contribui na área do ensino da computação quando propomos uma abordagem para desenvolvimento de jogos; auxilia na adoção da aprendizagem baseada em jogos; assim como ajuda no despertar do interesse pela área da computação. Diversos artigos são oriundos desta pesquisa, incluindo revisões sistemáticas da literatura.
Sobre o CBIE – O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como objetivo geral promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais do Brasil sejam superados. O CBIE funciona como um fórum para debater e propor avanços e soluções na área de Informática na Educação, visando ao desenvolvimento da educação em todos os seus níveis, com o apoio de diferentes tecnologias.