Neste dia 5 de junho de 2021, data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a nossa reflexão é sobre o legado do meliponicultor Paulo Roberto Menezes, que nos deixou inesperadamente, vitimado pela Covid-19. Paulo foi discípulo do Padre Huberto Bruening, com quem iniciou a criação da Jandaíra em 1984.
A diversão da criação de jandaíra, com o tempo, foi para ele se tornando uma fonte de renda, além de uma oportunidade para melhoria de vida das comunidades. Por isso, o trabalho de extensão, cada vez mais forte, foi impulsionado com o apoio do Projeto Padre Huberto, do Sebrae e da Ufersa e seus pesquisadores.
As interações com a pesquisa que iniciamos através do Cetapis-RN (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do RN) e na Fazenda Experimental Rafael Fernandes da Ufersa foram imediatas. Incansável, Paulo nos apresentou à meliponicultura local, auxiliou na aquisição do primeiro meliponário, treinou alunos e pesquisadores, permitiu o uso de suas abelhas para pesquisa científica e sempre apoiou as atividade da Universdidade, um parceiro insubstituível.
Aprendemos muito com ele, através de sua grande experiência e conhecimento sobre as abelhas sem ferrão do semiárido. Ele também registrava o desenvolvimento das colônias do meliponário e o tipo de manejo efetuado, o que nos permitiu analisar em conjunto, por exemplo, quando tempo demorava para uma colônia dividida produzir a mesma quantidade de mel que sua colônia mãe.
A abelha jandaíra é uma riqueza natural e promove o desenvolvimento sustentável. Sem esse apoio do Paulo e dos meliponicultores não teríamos avançado tanto no conhecimento trazido pela pesquisa científica, e que foi traduzido ao grande público no livro A jandaíra no passado, no presente e no futuro, edição Edufersa. Acesse AQUI. Acrescentando novo conhecimento ao exposto no clássico livro do Padre Bruening, A jandaíra, reeditado pelo Paulo, atualmente na terceira edição.
Fica aqui a nossa homenagem e reconhecimento do trabalho e legado deixado pelo companheiro Paulo Menezes.
Kátia Gramacho, Professora da Ufersa
Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, Professora Visitante 2010-2014