
Atuando de forma remota, a Trifase, Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da Ufersa Caraúbas, vem apresentando excelentes resultados/Foto: Cedida
O município de Caraúbas, na Região do Médio Oeste Potiguar, já pode contar com o trabalho da Trifase, Empresa Júnior formada por estudantes do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A Trifase foi criada há quase dois anos e mesmo com o aparecimento da pandemia do Covid-19 não parou as atividades.
Segundo o tutor da Trifase, o professor Francisco das Chagas Barbosa Sena, a iniciativa vem alcançando resultados positivos. No ano de 2020, por exemplo, foram desenvolvidos 18 projetos, sendo 15 deles de impacto com enquadramento nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). A Trifase também promoveu duas 2 ações em parcerias com outras Empresas Juniores da Universidade.
Ainda segundo o professor Chagas, a Trifase obteve nesse período índice de satisfação máximo entre seus clientes. Outra conquista foi ter se destacado junto a RN Júnior (Federação de Empresas Juniores do RN), obtendo reconhecimento durante a realização do Encontro Nacional (ENEJ).
“Tem sido uma experiência desafiadora, principalmente, por estarmos vivenciando um período em que as atividades são desenvolvidas remotamente”, frisou. O professor aproveitou para agradecer aos integrantes da Trifase e colaboradores. “Tem sido um trabalho duro que exige muita dedicação. Esses resultados mostram o quanto podemos ser fortes se permanecermos unidos e em busca de um objetivo comum”, considerou.
Para o professor Chagas a principal importância de uma empresa júnior é possibilitar que os seus membros tenham o contato direto com atividades e situações reais peculiares do engenheiro eletricista, citando como exemplo, projetos elétricos diversos, liderança e o gerenciamento do negócio. “Isso possibilita que seus membros possam amadurecer e aplicar na prática os conteúdos que são ministrados nos ambientes de sala de aula e laboratórios do curso de engenharia elétrica do campus Caraúbas” pontuou Chagas.
Outra vantagem apontada é que as empresas juniores podem ser uma possibilidade viável para minimizar os índices de evasão dos cursos de engenharia que, nacionalmente, alcança valor elevado, da ordem de 50%. Atualmente, a Ufersa Caraúbas conta com três empresas juniores. São elas: a Trifase, a Pilares, a Engrenagem e a Spell.