Emenda parlamentar vai possibilitar pesquisas com sal

Gestão, Pesquisa 6 de março de 2021. Visualizações: 776. Última modificação: 06/03/2021 11:17:25

Deputado Beto Rosado tem dado contribuição importante para Ufersa com duas emendas que totalizam meio milhão de reais/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal numa ação conjunta vão desenvolver pesquisas junto ao Setor Salineiro. A primeira parte dos recursos, no valor de R$ 300 mil, já está garantida e virá de emenda de bancada individual do deputado federal, Beto Rosado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 5, durante visita a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira.

A ideia é pesquisar os aspectos físicos e químicos da produção do sal marinho. Entre elas estudar o produto como indutor de saúde, associado ao ferro para o combate a anemia. Outra possibilidade de pesquisa é a utilização das águas-mães, resultante da evaporação da água nas salinas, como adubo para a agricultura ou ainda realizar pesquisas com algas para utilização na agricultura. O foco da pesquisa será definido pela comissão que vai gerenciar o projeto. A comissão será constituída por dois representantes de cada instituição, professores pesquisadores daUfersa, UERN e o IFRN.

Emenda parlamentar valoriza a ciência/Foto: Cedida

Para a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, a iniciativa do deputado Beto Rosado é de grande importância para a sociedade, além de valorizar a ciência. “Uma pesquisa com aplicabilidade direta na sociedade, integrando o setor produtivo da cadeia do sal com a Universidade”, considerou. A reitora elogiou também a preocupação do parlamentar mossoroense com a pesquisa científica. “A Ufersa agradece a oportunidade de estar frente desse trabalho”, complementou.

Já o deputado Beto Rosado acredita que as três instituições têm potencial e credibilidade para conduzir as pesquisas. “O interesse do nosso mandato ao mobilizar as entidades acadêmicas é potencializar o setor salineiro do Rio Grande do Norte valorizando os subprodutos advindos da extração do sal que são pouco explorados”,  justificou.

O deputado Beto Rosado tem dado contribuição importante para Ufersa. Essa é a segunda emenda individual que o parlamentar destina a instituição. A primeira, no valor de R$ 200 mil, é voltada para a aquisição de uma colheitadeira para a Fazenda Experimental Rafael Fernandes que vem sendo revitalizada pela atual gestão. “É meio milhão de reais que o deputado Beto Rosado contempla a nossa Universidade o que faz uma diferença para o ensino, a pesquisa e a extensão e que beneficia toda a comunidade acadêmica”, finalizou.