Começam nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, as inscrições para as novas turmas do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Ufersa. Ao todo, são 123 vagas ofertadas para participar de oficinas nas modalidades de Teatro, Dança e Música. Os cursos possuem certificação e, para isso, o aluno deverá integralizar, no mínimo, 75% de aproveitamento das atividades. As inscrições seguem até o dia 7 de fevereiro. Leia AQUI o Edital na íntegra.
O Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa propicia a alunos, professores, técnicos e comunidade em geral, atividades de Dança, Teatro e Música. Em 2020 o grande desafio foi transformar a realidade artística e coletiva desenvolvida semanalmente para o modo remoto. Dessa forma, os resultados das aulas geraram a produção de vídeos mosaicos, e assim a ideia para o encerramento não poderia ser outra, se não, um recital virtual. O recital foi consolidado a partir de práticas e experimentos que ressignificaram as nossas metodologias em 2020 devido a Pandemia do Covid-19.
“A prática de teatro, visceral e que desenvolve o contato físico, técnicas de dicção , corpo e interpretação e improvisação que só é possível na presença física , tomou outras formas e formatos porque a arte tem esse Dom – não é estática, linear, se reinventa, atravessa e possibilita – por isso”, considerou a professora de teatro, Joriana Pontes. Ela afirma que mesmo com a pandemia, as Turmas de Teatro I, composta por 15 alunos já avançados na prática e, a Turma de Teatro II iniciantes, composto por 40 alunos, resistiram e prosseguiram firmes em uma construção linda de debates – estudamos-imersão.
O NAC conseguiu produzir várias intervenções utilizando o Audiovisual como válvula pra escoar nossas produções e sermos vistos, um repito nessa quarentena. “Nunca imaginamos como seria estar às possibilidades de fazer arte que temos hoje. Menos ainda quando pensamos na prática dançar dessa forma tão individual e tão distante! Os obstáculos são surpreendentes. Mas enquanto artistas, a premissa maior seria o Enfrentar!”, complementou Joriana.
“A prática de Choro que tem como uma de suas principais características a interação e a troca de conhecimento na roda de Choro, não foi diferente das demais práticas, logo se adaptou à realidade virtual”, reconheceu o professor Bruno Farias. As aulas semanais continuaram com o Projeto Choro em Casa que durante a pandemia produziu 12 vídeos mosaicos com a participação de convidados nacionais. “Realizamos seis Bate-papos Choro em Casa, que lives descontraídas com importantes músicos do cenário do Choro”, afirmou o professor. A prática de Choro atualmente conta com a participação de 22 integrantes.
Já a prática de violão infantil iniciou suas atividades no mês de junho de 2020 e de forma remota. A turma virtual iniciou com 07 alunos e hojeconta com 17. As aulas são realizadas semanalmente e têm como foco a execução de repertório. “Foram realizadas ações como Arraiá virtuá com participações de artistas locais e pais das crianças. Como forma de interagir e divulgar as ações do projeto. Também foram realizadas oficinas de gravações de vídeos, tudo de forma virtual, para a produção de um vídeo mosaico em parceria com o Projeto Esperança/UERN Ação”, afirmou a professora Haissa Hussemânia.
Recital de final de ano – Confira abaixo o trabalho realizado pelo NAC no recital apresentado em dezembro de 2020. O recital teve como principal objetivo apresentar o resultado das ações que foram realizadas durante o segundo semestre letivo. Entre os participantes estiveram servidores e alunos dos campi de Angicos e Pau dos Ferros, cidades que também sediam o Núcleo de Ensino de Música (NUEM) da Ufersa. O grupo interpretou clássicos da Música Brasileira com destaque para a música regional e o chorinho.
https://www.youtube.com/watch?v=3_Fjo9oxWeY