Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Vice-presidente Mourão abre Fórum de Desenvolvimento do Semiárido

Eventos, Extensão, Gestão 3 de dezembro de 2020. Visualizações: 1390. Última modificação: 04/12/2020 05:22:53

Vice-presidente, Hamilton Mourão, é hora de mudar a realidade promovendo o desenvolvimento do semiárido brasileiro de forma sustentável/Foto: Assecom/Ufersa

Com representação dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes do setor produtivo, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, abriu nesta quinta-feira, 03, no Teatro Dix-Huit Rosado, o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020. O Fórum vem sendo tratado pelos organizadores como um passo decisivo para mudar a realidade dessa região que ocupar 12% do território do país. Em se tratando do Rio Grande do Norte esse percentual sobe para 96%.

Durante a abertura, o vice-presidente apontou as potencialidades da região, citando a vegetação, a fauna e as riquezas e belezas naturais. “O semiárido brasileiro possui espécies exclusivas que não encontramos em nenhuma outra parte do mundo”, lembrou. E falou também da devastação da caatinga que já atinge 45% da região e, da exclusão social com 50% da população dependente dos programas sociais do governo. Para o General Mourão é hora de mudar essa realidade promovendo o desenvolvimento do semiárido brasileiro de forma sustentável.

“O interesse em desenvolver políticas públicas para o semiárido sinaliza que aos poucos a região possa ocupar o devido lugar que li cabe no cenário nacional com melhores perspectivas”, discursou. Para Mourão o semiárido é rico e diverso, porém, sem uma política efetiva para a convivência com a escassez de água. “Estou seguro que a iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido dará fim a essa espera, há muito tempo estudada e debatida, que resultará num semiárido moderno, produtivo, gerador de emprego e renda; sustentável e fornecedor de alimentos para o mundo”, pontuou. O vice-presidente afirmou que a grande tarefa do Governo é criar as facilidades e condições para que tudo o que for discutido e planejado no Fórum do Semiárido seja efetivamente implementado. “Essa é a hora do semiárido”, enfatizou.

Para o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a transformação do semiárido perpassa pela educação. “É nesse contexto a Universidade Federal Rural do Semi-Árido tem papel preeminente”. Inclusive, considerou o ministro, “a Ufersa tem o compromisso de influenciar outras instituições de ensino para cumprir papel de protagonistas na transformação dessa realidade”. Milton Ribeiro espera que brevemente a região do semiárido se transforme num dos pilares da economia do Brasil.

General Girão apresentou pentágono voltado para a transformação do semiárido/Foto: Assecom/Ufersa

O anfitrião do evento, o deputado General Girão, presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, apresentou o que ele denominou de Pentágono da Segurança para a região que engloba 10 Estados e 1.262 municípios do país. O pentágono é voltado para a transformação do semiárido numa nova fronteira socioeconômica sustentável para o país. “Segurança hídrica alimentar, segurança jurídica, segurança social e a segurança pública compõem o Pentágono da Segurança que pode mudar a realidade da região”, apresentou.

O deputado destacou ainda que outro grande objetivo do Fórum é reunir o saber universitário (Ufersa, IFRN, UFRN, UERN e universidades privadas) com as necessidades do semiárido. “Temos que trazer as universidades para essa discussão”, proclamou Girão, citando também toda a cadeia produtiva.

O deputado disse ainda que a finalidade do Fórum é atualizar e aprimorar o Plano de Desenvolvimento do Semiárido o transformando em Projeto de Lei e, depois, em Lei Federal. “Queremos assegurar a continuidade do Plano que muito tempo ficou esquecido pelos governos anteriores, deixando a população dependente dos programas sociais”, justificou o General, Girão.

Nesta sexta-feira, 4, o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido prossegue nas dependências da Ufersa Mossoró com a discussão dos 13 eixos temáticos propostos pelo evento. É na Estação das Artes Elizeu Ventania prosseguirá até sábado, 05, a Feira Nacional do Semiárido.

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, visita estande da Ufersa/Foto: Assecom/Ufersa

ESTANDE – E na abertura da Feira Nacional do Semiárido o estande da Ufersa esteve bastante movimentado com a presença de várias personalidades. O ministro da educação, Milton Ribeiro, fez questão de prestigiar a exposição dos trabalhos realizados pela Universidade.

O prefeito eleito de Mossoró, o deputado estadual Allyson Bezerra, que é egresso da Ufersa, também foi cumprimentar a reitora, professora Ludimilla Oliveira, com o objetivo de tratar futuras parcerias entre a Universidade e a Prefeitura de Mossoró. Além de outras autoridades e toda a equipe de gestão da Universidade. A deputada federal Carla Dickson também prestigiou o estande da Ufersa.