Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Defesa de Dissertação do PPGCTI discute as emoções de lidar com envelhecer e longevidade na saúde mental

Pós-graduação 6 de outubro de 2020. Visualizações: 960. Última modificação: 07/10/2020 21:44:56

O trabalho busca ampliar o entendimento sobre os percursos do envelhecimento e da longevidade no contexto de clientes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial de Mossoró. A pesquisa parte da pergunta seguinte: Como lidamos com o envelhecer e a longevidade nas circunstâncias em que buscamos o cuidado e a promoção da saúde mental?.

Temos atualmente um aumento significativo nos índices que tratam da expectativa de vida da população e o crescimento da população idosa no mundo, o que ocorre também em nosso país e em Mossoró. Este crescimento vem acompanhado pelo aumento de pedidos para atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial. Neste cenário, sabemos que estamos a interagir com redes sócio-técnicas envolvidas nas políticas sociais dirigidas ao idoso: direitos sociais, como aposentadoria, proteção, serviços; proposições e serviços que se modificam nas áreas da saúde, da cultura, da educação, entre outros.

Na presente pesquisa, a autora discute como acontece a promoção da saúde mental no percurso do envelhecer e da busca por longevidade, pois a presença ou ausência de cuidados nas dimensões psíquica e coletiva que constituem o viver humano interagem com as redes sócio-técnicas que se transformam e que podem afetar modos de viver. Como resultado desta pesquisa pudemos observar e compreender os modos de lidar de cada sujeito com a saúde mental em seus percursos de envelhecimento e longevidade.

O viver desta pesquisa oportunizou movimento circular de ações e reflexões que permitiram visualizar percursos de possíveis alterações e reconstrução do nosso viver. Pudemos distinguir algumas mudanças de coordenações de ações na linguagem e no emocionar: como a adoção de práticas de cuidado, de fortalecimento, buscas de cultivo da alegria e potência do viver, através das imagens em transformação, autonarrativas de cuidado, gestos e circunstâncias que convidam para tomar nas mãos a própria experiência do viver com cuidado e atenção à saúde. Assista a defesa da mestranda no link: https://youtu.be/qHpuNOu-NLk