Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Nutricionistas da Ufersa dão dicas para alimentação saudável

Saúde 23 de setembro de 2020. Visualizações: 1726. Última modificação: 23/09/2020 10:03:39

Aproveitando a Campanha do Setembro Amarelo, a equipe de nutrição da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, orienta a população acadêmica e a sociedade em geral sobre a importância da alimentação saudável para a saúde física e mental. Estudos recentes mostram que seguir uma dieta saudável pode trazer inúmeros benefícios não só ao corpo, mas também a mente.

Nesse sentido, a nutricionista da Ufersa, Neidjany Torres, alerta sobre a depressão que é uma doença que pode causar muitos problemas, inclusive o suicídio. Além do tratamento com psicoterapia e medicação, é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável para prevenir e colaborar com o tratamento.

Neidjany Torres, nutricionista da Ufersa/Foto: Assecom

A nutricionista afirma que os alimentos naturais são ótimas fontes de energia, auxiliando no combate ao desânimo. “Invista nos carboidratos provenientes de frutas, leguminosas, raízes e cereais integrais” aconselha. Já os pacientes diagnosticados com depressão e/ ou ansiedade costumam apresentar quadros de problemas gastrointestinais como gastrite e úlceras. “Uma alimentação saudável ajuda no tratamento dessas patologias” afirma.

Outra dica é manter uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, leite e derivados com baixo teor de gordura.  “Esses alimentos, contribuem para uma boa composição da microbiota intestinal. Mais da metade da serotonina (neurotransmissor) disponível no organismo está no intestino, desse modo manter a flora intestinal equilibrada auxilia no controle do humor e bem estar do indivíduo”.

Andressa Batista, nutricionista da Ufersa/Foto: Assecom

Para a nutricionista Andressa Batista, também da Ufersa, os alimentos ricos em triptofano, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e ômega 3, aumentam a sensação de bem estar e previnem depressão, ansiedade e insônia.

“São a banana, a carne bovina, o ovo, o feijão branco, a ervilha, o grão de bico, a lentilha, as castanhas, o amendoim, o cacau, os grãos integrais como chia, linhaça, aveia, o fígado, as folhas verdes escuras, as frutas cítricas, o abacate, a sardinha, o salmão e óleos vegetais” enumerou Andressa ao alertar para a importância da inserção desses alimentos na dieta diária. “Cuide-se. Procure um nutricionista. Ele é o profissional que pode te orientar a dieta que melhor se adeque ao seu estilo de vida e metas” aconselhou.