
Conferência comemorativa pela passagem dos 10 anos da Ufersa Caraúbas contou com grande participação da comunidade acadêmica/Foto: Passos Jr
O isolamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus não foi empecilho para a comemoração da primeira década do Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Há 10 anos, especificamente no dia 16 de agosto de 2010, a Ufersa chegava ao Médio Oeste do Rio Grande do Norte para beneficiar jovens de municípios não apenas da Região, bem como de estados vizinhos como a Paraíba, Pernambuco e o Ceará.
Atualmente, a Ufersa Caraúbas conta 1.736 estudantes matriculados distribuídos em 9 cursos de graduação (Bacharelados em Ciência e Tecnologia Interdisciplinar – Integral e Noturno e nas Engenharias Civil, Mecânica e Elétrica, além das Licenciaturas em Letras Inglês, Libras e Português). Tanto avanço em tão pouco tempo é motivo para comemorar a conquista do campus que conta com 103 docentes, sendo 93 efetivos e 10 substitutos e 47 servidores técnico-administrativos.
A comemoração aconteceu por meio de uma Conferência transmitida pela plataforma youtube sobre Desenvolvimento Regional e Interiorização do Ensino Superior, proferida pelo secretário em Ensino Superior do Ministério da Educação, o professor Wagner Villas Boas de Souza e contou com a participação de grande parte da comunidade acadêmica ufersiana caraubense.
Antes da conferência, a diretora da Ufersa Caraúbas, professora Simone Rocha e o reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea Matos, deram as boas vindas ao conferencista que falou direto de Brasília. “O Campus Caraúbas é feito de muitas histórias […] histórias de vida que se cruzaram e mudaram a região. Histórias individuais que se tornaram coletivas” pontuou ora acrescentando que os egressos e os estudantes efetivos são a história do campus.
A diretora enalteceu o trabalho do professor Josivan Barbosa, ex-reitor responsável pela implantação e criação do campus, e do atual reitor, professor Arimatea de Matos que não mediu esforços para a sua melhoria e ampliação. O trabalho dos ex-diretores Roberto Pordeus, Edna Linhares e Daniel Freitas, bem como de todo corpo docente, técnico-administrativos e terceirizados foi lembrado pela professora que assumiu a gestão a pouco mais de três meses.
Para o professor José de Arimatea, que deixa a reitoria no fim desse mês após cumprir dois mandatos frente a gestão da Universidade, participar da solenidade tem um pouco de despedida. O professor ressaltou a importância da Ufersa para o município e Região do Médio Oeste. “Temos o primeiro e mais bem avaliado curso de Letras Libras do interior do Nordeste e, um campus com toda a estrutura para que os alunos desenvolvam as suas atividades acadêmicas” pontuou, se referindo a laboratórios, salas de aula climatizadas, residência universitária, restaurante e, em breve, ginásio poliesportivo. O reitor enfatizou também o compromisso social da universidade por meio da pesquisa e da extensão, inclusive, nesse atual momento de pandemia.
CONFERÊNCIA – Qual o papel da universidade na estratégia para o desenvolvimento regional? Com essa provocação o professor Wagner Vilas Boas de Souza, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, levou os participantes a refletirem sobre o fazer na Universidade. Segundo ele, inovar vai mais além do que o aparato tecnológico. “O cenário de crise também é de novas demandas e oportunidades”, frisou.
Para o professor, a universidade tem papel importante na inovação e no desenvolvimento regional. Vilas Boas alertou para a capacitação de mão de obra para o setor de serviços que apresenta grande crescimento. “É importante o campus fique atento as mudanças, na maioria das vezes nos problemas é que estão as oportunidades” pontuou.
O conferencista defendeu que a universidade precisa entender as ambições dos jovens, bem como instigar os professores e alunos a pensar diferente, “fora da caixa”. A crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, por exemplo, acredita o professor, pode ser transformada em oportunidades voltadas para a qualidade de vida de toda a sociedade, sendo esse o papel das universidades. A solenidade, bem como a Conferência do professor Wagner Vilas Boas, está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=xFDvpPtfnO0