Como forma de disseminar informações o Covid-19, o professor do curso de Engenharia de Pesquisa, Marcelo Tubarão, aproveitou o período da quarentena para alertar a população sobre o Coronavírus. O professor utiliza a literatura de cordel com o poema “O Milagre do Amanhã: Um Alerta para Todos”. Trata-se de uma septissílabas onde o professor aborda a pandemia do Covid-19, bem como as suas implicações.
O trabalho é fruto das atividades do Laboratório SerTãoMar – Núcleo de Empreendedorismo e Inovação na Pesca e Aquicultura – que além de desenvolver projetos e atividades na área da científica e de empreendedorismo, realiza também ações culturais. “Na área cultural propomos inovações pedagógicas empregando a arte como a música, a literatura, a fotografia, entre outras manifestações artísticas, como ferramenta para aumentar o interesse dos estudantes para publicações, exposições e gravações com temas relacionados a pescas de demais áreas”, justifica o professor Marcelo Tubarão.
Mais especificamente sobre o trabalho e do cordel, o professor Tubarão explica que já estão sendo elaborados diversos projetos, numa parceria com a estudante de engenharia de pesca Janaína Honória e o poeta mossoroense, Caio Muniz. “Nesse período de quarentena vamos construído a obra no sistema de ping pong, ou seja, um enviando seus versos para o outro e vice-versa”, afirmou. O professor acrescenta que segue a orientação do Ministério da Saúde com o isolamento social sendo necessário para se evitar uma maior probabilidade de transmissão do vírus Covid-19.
“Vemos e escutamos pessoas dizendo e fazendo desdém sobre a pandemia como se não existisse, tipo não conheço ninguém contaminado, o professor Luiz do curso de química da UERN, foi nosso parceiro no nosso Projeto com a Tilápia vermelha aqui na Ufersa, infelizmente, as mortes estão em todo o mundo, mas os sobreviventes deverão sair mais fortalecidos”, acredita.
Confira Cordel O Milagre do Amanhã do professor Marcelo Tubarão.
Um Abraço a Todos do poeta Caio Muniz.