A Ufersa e a Prefeitura de Mossoró firmaram uma parceria para monitorar o estoque de vacinas contra a influenza disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, as UBS do município.
Por meio de um link, a ferramenta virtual permite que o usuário veja no mapa as unidades de saúde próximas de sua residência e o quantitativo de doses de vacina existentes. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo professor do Campus Angicos da Ufersa, José Gildo Araújo, e terá os dados atualizados pelos responsáveis das Unidades Básicas de Saúde e também pela professora Andrea Taborda, professora da Medicina da Ufersa.
A ferramenta já está disponível por este link. Na página, o usuário irá visualizar um mapa com balões coloridos. Basta clicar no balão para ver o nome da unidade, endereço e quantitativo de doses de vacinas ainda existentes.
Segundo o professor José Gildo, foi utilizada uma ferramenta do Google disponível a qualquer cidadão, o My Maps. Com isso, ele passou algumas sugestões de como estruturar os dados para a professora Andrea Taborda.
O professor esclarece que a ferramenta permitirá um maior equilíbrio na distribuição de vacinas e no balanceamento de oferta da campanha. “Ao ver o mapa, alguém pode dirigir-se a UBS mais próxima de sua casa ao invés de ir aos maiores centros e ser vítima da fila, da demora e da aglomeração não recomendada por esses dias”, explicou o professor.
Os dados serão atualizados sempre ao final de cada dia, permitindo ao usuário ver se há vacinas disponíveis para o dia seguinte. “Minha visão pessoal é a de que não devemos esperar ter a melhor solução para aplicar ao problema. As pessoas sofrem hoje, possuem suas necessidades hoje e a melhor solução é aquela que consegue atenuar o problema o quanto antes”, revelou José Gildo.As pessoas sofrem hoje, possuem suas necessidades hoje e a melhor solução é aquela que consegue atenuar o problema o quanto antes
Com a ferramenta acessível, os organizadores irão fazer avaliações conforme as críticas do cidadão e dos agentes de saúde em busca de melhores adaptações.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE VACINAS CONTRA O VÍRUS INFLUENZA, CONFORME O MINISTÉRIO DA SAÚDE:
1ª Fase – iniciou em 23 de março em idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde;
2ª Fase – iniciará em 16 de abril para profissionais da força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema penitenciário, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários;
3ª Fase – iniciará em 09 de maio para professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.