O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido recepcionou na tarde desta quarta-feira, dia 05, a primeira reunião do ano promovida pelo Fórum de Desenvolvimento e Oportunidades de Investimentos para o Semiárido Brasileiro. O encontro é uma fase preparativa à atualização do Plano de Desenvolvimento do Semiárido – PDS, liderado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF.
Em apresentação aos professores José de Arimatea de Matos e José Domingues Fontenele Neto, respectivamente reitor e vice-reitor da Ufersa, gestores e assessores da Companhia ressaltaram o papel decisivo da Universidade no processo de atualização do documento e na promoção de ações para o desenvolvimento da região.
O Fórum será um mecanismo para receber sugestões dos setores econômicos, acadêmicos e sociais a fim de fechar um programa que subsidie políticas públicas e modernize a legislação. Com as diretrizes do documento, estima-se um impacto em, pelo menos, 12 ministérios, além de cooperação internacional, projetos em todos os Estados de predominância semiárida e parceria de diversas instituições, entre elas as universidades.
Ainda embrionária, a proposta visa a criação de uma unidade vinculada à Ufersa voltada à excelência de estudos das potencialidades da região. A estrutura irá servir de vetor para a inovação científica e tecnológica, estudos acadêmicos, atividade extensionista, empreendedorismo e geração de conhecimento.
A equipe técnica da Ufersa já se adiantou na edição de uma minuta para a elaboração de uma Política de Apoio ao Desenvolvimento do Semiárido, posteriormente submetida aos Conselhos Superiores, para chancelar iniciativas como as apresentadas pelo Fórum.
A iniciativa irá atuar em questões como recursos hídricos, energia, agronegócio, relações exteriores (comércio), recursos minerais, turismo, transporte e logística, novas tecnologias, educação, capacitação e TIC’s. Participaram da reunião, em representação da CODEVASF, Frederico Calazans, chefe de gabinete-substituto, o assessor Luiz Curado, e Luiz Soares da Silva, professor.