
Estudantes do curso de Engenharia de Produção da Ufersa – responsáveis pelo evento – com o professor David Custódio – de branco – no centro / Foto Assecom Ufersa

Corte de cabelo e barba, um dos serviços mais procurados dentro da programação do UfersAtiva / Foto Assecom Ufersa
Quem aproveitou o domingo em Mossoró e veio para a Ufersa pôde acompanhar várias ações relacionadas ao UfersAtiva, realizado durante todo o dia no Campus Leste. A programação começou cedo com o fornecimento de um café da manhã para o público.
A Central de Aulas III, no Campus Leste, concentrou a maior parte das atividades. Por um dia, as salas de aula se transformaram em consultórios para atendimentos de nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Uma outra sala de aula também foi adaptada e virou um grande salão de beleza com corte de cabelo e barba. O serviço foi um dos mais procurados. Alunos, professores, técnicos e, principalmente, pessoas da comunidade aproveitaram a ação para deixar o visual em dia. Tudo gratuito.
A tarde, a programação se concentrou com as atividades esportivas. Foram oferecidas aulas de dança, funcionais, corridas e até um passeio ciclístico. Segundo os estudantes do curso de Engenharia de Produção, que foram os organizadores de todo o evento, houve uma boa participação de público mesmo com a concorrência das praias.
“Apesar das dificuldades, achei o resultado muito satisfatório. Tínhamos uma previsão de público e não conseguimos lotar o espaço, mas arrecadamos muitas coisas”, explicou o estudante Victor Carneiro. Além dos serviços de cidadania e lazer, o foco do UfersAtiva também foi arrecadar mantimentos para o Lar da Criança Pobre de Mossoró.
O evento foi uma grande avaliação da disciplina “Gestão de Projetos”, do curso de Engenharia de Produção da Ufersa em Mossoró. O professor responsável pela disciplina, David Custódio de Sena, explica que nessas ações os alunos são divididos em equipes de forma a trabalhar tempo, custos, planejamento, riscos e outros fatores que interferem na execução da atividade. “Eles aplicam os conceitos de gerenciamento de projetos para realizar um evento como esse”, destacou o professor.
Essa não é a primeira vez que alunos da Engenharia de Produção executam ações sociais na Ufersa. Nos últimos anos, estudantes matriculados na mesma disciplina já realizaram bazar solidário, ação social e a corridas.
Sobre o evento deste domingo, o professor David enalteceu o esforço da turma e do público que compareceu à Ufersa para usufruir dos serviços, mesmo sendo um domingo de janeiro, onde muitas famílias aproveitam o litoral e os seus atrativos. Outras ações desse tipo devem acontecer ao longo de 2020 na Universidade.