Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa encerra Curso de Pilotagem de Drones

Extensão 3 de setembro de 2019. Visualizações: 1455. Última modificação: 03/09/2019 14:51:07

Curso de Pilotagem de Drones foi uma realização do Centro de Engenharia , com o apoio da Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento, Assecom e do Projeto Terra Urbanizada/Foto: Eduardo Mendonça

De forma pioneira, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido concluiu nesta semana, dia 02, o I Curso de Pilotagem de Drones. O curso, que teve duração de três meses, foi realizado junho a setembro, direcionado para agentes de segurança pública que atuam em diferentes unidades da Polícia Militar, com sede em Mossoró.

Segundo o coordenador do curso, o professor da Ufersa Paulo César Moura da Silva, a capacitação abordou os aspectos teóricos do manuseio de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA’s), Legislação vigente no Brasil, normas de segurança em voo e condições ambientais de operação. Além das aulas teóricas, os policiais participaram de aulas práticas e manuseio das câmeras dos equipamentos e técnicas de voo.

Professor Paulo César orienta no manuseio do drone/Foto: Eduardo Mendonça

“Esse curso visa o aperfeiçoamento das ações na área de segurança pública em Mossoró e região, por meio do emprego de apoio aéreo de baixo custo a operações e fiscalizações desenvolvidas pelas unidades”, afirmou o professor.

O Curso de Pilotagem de Drones foi uma realização do Centro de Engenharia (CE), com o apoio do Curso de Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento, Assessoria de Comunicação e do Projeto Terra Urbanizada que forneceu os “Drones” e o pessoal para a realização das ações. Todo o trabalho contou com a coordenação do professor Paulo Cesar. As aulas se desenvolveram no espaço da universidade, tanto com as ações teóricas como as simulações e práticas de voo. “Esta é uma ação pioneira no âmbito do Rio Grande do Norte, onde uma instituição de ensino superior oferece um curso com esse tema e com o público ligado a área de segurança” frisou Paulo César.

O professor espera que a iniciativa possa incentivar a criação no âmbito da Secretaria de Segurança do Estado a formação de unidade especial para capacitação e uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA’s), com a finalidade de treinamento tecnológico continuado e adequados para o desenvolvimento de suas atividades melhorando assim a eficiência do serviço prestado a sociedade.

A iniciativa contou com a participação de policiais lotados no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública – CIOSP, 2º Batalhão de Polícia Militar e 12º Batalhão da Polícia Militar, além de agentes da Companhia de Policiamento Ambiental e da Divisão de Inteligência da Polícia Militar em Mossoró.